PREOCUPANTE

Pesquisadores revelam data em que sociedade irá colapsar

O relatório trata de problemas cruciais para o desenvolvimento no futuro — como energia, poluição, saneamento, saúde, ambiente, tecnologia e crescimento populacional.

Imagem ilustrativa da notícia Pesquisadores revelam data em que sociedade irá colapsar camera Reprodução

Prever o futuro não é uma coisa fácil de fazer, mas, analisando cuidadosamente o que aconteceu no passado, é possível pelo menos ter um palpite sobre o que pode acontecer nos próximos anos.

Na década de 1970, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) combinaram dados de várias fontes sobre população, uso de recursos e fatores econômicos para calcular o momento mais provável em que a civilização moderna experimentaria um colapso total da sociedade. A data que eles chegaram foi o ano de 2040.

Embora possa parecer fácil descartar suas descobertas de imediato, outro estudo foi realizado recentemente por uma equipe completamente diferente de pesquisadores para determinar se a estimativa original ainda era precisa. Preocupantemente, eles concluíram que as descobertas originais estavam “quase exatamente no curso cerca de 35 anos depois“. A pesquisa foi publicada no fim de 2020 na revista científica Journal of Industrial Ecology.

A nova equipe de cientistas escreveu: “É importante reconhecer que suas previsões não foram invalidadas e, de fato, parecem bastante acertadas. Não temos conhecimento de nenhum modelo feito por economistas que seja tão preciso em um período de tempo tão longo.”