plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
LUTO NA CIÊNCIA

Morre virologista francês que descobriu vírus HIV

Luc Montagnier compartilhou Nobel de Medicina de 2008

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Morre virologista francês que descobriu vírus HIV camera Luc Montagnier venceu o Nobel da Medicina em 2008 Luc Montagnier venceu o Nobel da Medicina em 2008 | Reprodução

Morreu, aos 89 anos, o virologista francês Luc Montagnier, que ganhou o Prêmio Nobel por participação na descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da aids.

Montagnier compartilhou metade do Prêmio Nobel de Medicina de 2008 com a cientista francesa Françoise Barré-Sinoussi, por seu papel na descoberta do HIV. A outra metade foi concedida ao pesquisador de câncer Harald zur Hausen, da Alemanha.

O especialista, que gerou polêmica em 2020 por ter dito que acreditava que o novo coronavírus foi criado em laboratório chinês, nasceu em 1932 na França e obteve doutorado em virologia pela Universidade de Paris.

Mais tarde, tornou-se diretor da Fundação Mundial para Pesquisa e Prevenção da Aids na capital francesa.

Nos anos anteriores ao início da epidemia de aids, Montagnier havia feito descobertas significativas sobre a natureza dos vírus e contribuído para a compreensão de como eles podem alterar a informação genética dos organismos hospedeiros.

Sua investigação sobre o interferon, uma das defesas do corpo contra vírus, também abriu caminhos para a cura de doenças virais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias