plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TRANSPORTE

FAB reserva dois aviões para resgatar brasileiros da Ucrânia 

Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores anunciaram, por meio das redes sociais, que dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) poderão ser usados no resgate de brasileiros na Ucrânia, país que sofre uma invasão militar russa.

Imagem ilustrativa da notícia FAB
reserva dois aviões para resgatar brasileiros da Ucrânia  camera A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que colocou de prontidão dois aviões KC-390 Millennium para o possível transporte ao Brasil de cidadãos do país que deixaram a Ucrânia. | Rafael Felicciano/ Metrópoles

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou, neste sábado (26), por meio das redes sociais que colocou de prontidão dois aviões KC-390 Millennium para o possível transporte ao Brasil de cidadãos brasileiros que deixaram a Ucrânia.

Jovem paraense tenta deixar a Ucrânia em direção a Romênia

Rússia veta na ONU e Brasil sobe tom contra invasão

"As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no Haiti", disse a FAB, nas redes sociais.

A publicação não informou de onde os aviões partiriam, mas refugiados do conflito têm cruzado as fronteiras à oeste da Ucrânia, como a da Polônia. Também não foi anunciada a data para o transporte dos brasileiros. Na quinta-feira (24), o Itamaraty estimou em cerca de 500 os brasileiros na Ucrânia. Desde o agravamento das tensões nas fronteiras com a Rússia, a embaixada em Kiev deu início a um recadastramento dos nacionais no país -até quinta, cerca de 160 pessoas tinham se registrado.

Segundo a chancelaria argentina, os países latino-americanos planejam em conjunto uma forma de ajudar seus cidadãos a saírem da Ucrânia.

"Ministério das Relações Exteriores [da Argentina] está trabalhando com as chancelarias do Chile, Brasil, Peru, Uruguai, Paraguai, México, Colômbia, Bolívia e Equador, articulando ações e trocando informações úteis, a fim de poder fornecer, nas circunstâncias atuais, a assistência consular que for necessária", disse um comunicado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias