O mundo está encarando momentos de tensão nas últimas horas. Nesta quinta-feira (24), o exército da Rússia atacou a Ucrânia após o presidente Vladimir Putin ordenar uma ação militar no país do Leste Europeu. Enquanto isso, um mapa criado pelo Centre for Information Resilience (CIR) mostra as movimentações da tropa russa com base em informações disponíveis no Twitter, TikTok, YouTube e em outras plataformas.
O projeto visa distribuir informações confiáveis para formuladores de políticas e jornalistas sobre a situação dentro e ao redor da Ucrânia. O mapa coleta informações públicas disponíveis na internet, incluindo redes sociais.
Outra publicação no Twitter, a instituição informa que utiliza “técnicas simples de código aberto, como análise de imagens e geolocalização” para verificar as informações. Assim, o CIR consegue confirmar onde, quando e o que está sendo demonstrado no registro antes de levar os novos dados à plataforma.
“Como encontramos o local? Bem, o nome no tweet original é um ponto de partida, mas provar exatamente onde foi filmado é um pouco mais complicado”, explicaram. “Para isso, usamos o Google Maps e o Google Earth para combinar os recursos vistos na filmagem.”
Os dados são encaminhados para um mapa publicado no MapHub após a verificação das informações. Através da plataforma interativa, qualquer pessoa consegue verificar a movimentação de tropas, imagens de satélites e afins. Além disso, a base de dados reúne informações sobre as ações do exército russo de 1º de janeiro de 2022 até os dias atuais.
Você pode acessar o mapa pelo navegador: maphub.net.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar