A empresa estatal ucraniana Ukroboronprom, que atua na fabricação de armas, compartilhou em sua página do Facebook, neste domingo (27), que um de seus maiores patrimônios, o Antonov-225 Mriya, de fabricação ucraniana, foi queimado em um ataque russo ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev. Antonov era carro-chefe da aviação ucraniana e o maior avião de carga do mundo,
As informações foram confirmadas pelo ministro das relações Exteriores, da Ucrânia, Dmytro Kuleba, nas redes sociais. "Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 'Mriya' ('Dream' em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!" disse.
Segundo ele, uma restauração do avião custaria mais de UR$ 3 bilhões e levaria muito tempo. Desde quinta-feira (24) a Ucrânia vem sendo alvo do governo russo, de Vladimir Putin, por não aceitar o interesse da Ucrânia em integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar do Ocidente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar