plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
GUERRA

À luta: mulheres trans são impedidas de sair da Ucrânia 

O governo determinou que homens de 18 a 60 anos estão impedidos de deixar o país.

Imagem ilustrativa da notícia À luta: mulheres trans são impedidas de sair da Ucrânia  camera Foto que roda o mundo através do Twitter mostra a condição de uma mulher trans que tem o gênero masculino expresso na identidade | Reprodução/Twitter

O governo ucraniano proibiu homens de 18 a 60 anos de deixar o país durante a guerra com a Rússia. No país, não existe uma política de gênero adequada para as mulheres trans, que são consideradas como "homens" pela legislação nacional.

Devido a isso, as mulheres trans estão sendo impedidas de deixar o país nesse momento, pois os documentos pessoais apontam suas identificações de gênero como "masculino" e usam seus "nomes de batismo".

De acordo com informações publicadas no portal Máxima, uma mulher trans foi obrigada a entrar no exército e atuar na linha de frente do combate como um homem.

Grupos de direitos humanos chegaram a orientar que as mulheres trans “percam” suas identidades para conseguirem sair do país, porém, elas enfrentariam problema na hora de ir para postos de acolhimento.

O portal Máxima detalhou, ainda, que na Ucrânia, as pessoas trans podem obter o reconhecimento legal de gênero no país, porém, o processo ucraniense considera um ato abusivo por "violar os direitos à privacidade e integridade física", considerando que elas precisam "provar seu gênero".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias