Diário Online
Notícias / Mundo-Notícias
NAUFRÁGIO HISTÓRICO

Após 107 anos, navio é achado intacto no fundo do mar

Exploradores usaram tecnologia de ponta, com drones submarinos, para achar a embarcação que afundou na Antártica, em 1915.

quarta-feira, 09/03/2022, 16:29 - Atualizado em 09/03/2022, 16:29 - Autor: Com informações de UOL

Google News

Imagem ilustrativa da notícia: Após 107 anos, navio é achado intacto no fundo do mar
| Reprodução
">
Reprodução
">
Reprodução
">
Reprodução
">
Reprodução
">
Reprodução

Após muitos desafios, exploradores encontraram o mítico navio “Endurance”, que afundou no Mar de Weddell, na Antártica, há mais de um século. É um dos naufrágios mais famosos da história.

A embarcação foi encontrada a uma profundidade de 3.008 metros e a seis quilômetros do local do naufrágio. O diretor da missão, Mensun Bound, diz que a equipe ficou impressionada por conseguir localizar e captar imagens do navio. “É o melhor barco de madeira naufragado que já vi: está erguido, orgulhoso do fundo do mar, intacto e em um estado de preservação brilhante", relatou.

 

| Reprodução
  

A busca pelo ‘Endurance’ virou até uma pequena série da Netflix. Mas, na produção, os exploradores não conseguem encontrar o navio, devido problemas enfrentados com as duras condições hostis da natureza local.

"Você pode até ver o 'Endurance' na popa", disse Mensun.

 

| Reprodução
 

A expedição em busca do ‘Endurance’ foi organizada pela Falklands Maritime Heritage Trust e conta com quase 100 pessoas. Eles zarparam da África do Sul em 5 de fevereiro com esperança de achar a carcaça da embarcação.

O ‘Endurance’ era comandado pelo explorador anglo-irlandês Ernest Shackleton, que tinha com objetivo cruzar a Antártica, atravessando o Mar de Weddel para chegar ao Mar de Roos, passando pelo Polo Sul. A travessia tinha cerca de 2.900 quilômetros.

| Reprodução
  

Porém, em janeiro de 1915, a embarcação foi presa no bloco de gelo no Mar de Weddell, onde ficou encalhado por meses. Mas, certo dia, foi perfurado pelo gelo e afundou. A tripulação se viu em uma missão de sobrevivência e acabaram se refugiando na inóspita ilha Elefante.

| Reprodução
  

O capitão Shackleton partiu com alguns companheiros em busca de ajuda e, contrariando as expectativas, chegou às Ilhas George, no Atlântico Sul, onde retornou e resgatou toda tripulação com vida.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
Exibir mais comentários
MAISACESSADAS