plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ARQUEOLOGIA

Sarcófago de chumbo é encontrado nos escombros de Notre-Dame

Equipe de reconstrução da catedral estava avaliando a estabilidade do solo quando se deparou com túmulos

Imagem ilustrativa da notícia Sarcófago de chumbo é encontrado nos escombros de Notre-Dame camera Os cientistas utilizaram uma mini câmera de endoscopia para investigá-lo em seu interior. | Reprodução/Twitter

Durante as obras de reconstrução na Catedral de Notre-Dame, em Paris, trabalhadores encontraram sob os escombros túmulos e um sarcófago de chumbo. Seria apenas um pouco macabro, não fosse o fato de os achados datarem do século 14.

A equipe estava verificando a estabilidade do solo para instalar andaimes no local — que sofreu um incêndio em 2019 — quando fez a descoberta. Os túmulos não foram grande surpresa para a equipe de os arqueólogos, já que o espaço foi um cemitério no passado.

O destaque ficou para o sarcófago de chumbo, que estava deformado pelo peso da terra e pedregulhos que o cobriam. Os cientistas utilizaram uma mini câmera de endoscopia para investigá-lo em seu interior.

As gravações mostraram pedaços de tecido, cabelo e até mesmo uma almofada de folhas. Ainda não se sabe quem é a pessoa enterrada ali, mas tanto a localização quanto a almofada sugerem que era alguém de status, provavelmente um líder religioso.

De acordo com pesquisadores, a existência de elementos vegetais no sarcófago aponta para um bom estado de conservação dos achados. Tudo isso permitirá aos cientistas entender melhor as práticas e ritos funerários da Idade Média.

Além dos túmulos e do sarcófago, também foram encontradas diferentes esculturas pintadas abaixo do piso atual da catedral. Entre elas, havia o busto de um homem barbudo, vegetais e também um par de mãos.

De toda forma, os arqueólogos não têm muito tempo. Toda a investigação deve ser finalizada até o dia 25 de março. Depois disso, a reconstrução de Notre-Dame deve ser retomada para não atrasar o calendário. A meta é que os visitantes retornem ao local em 2024.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias