Diário Online
Notícias / Mundo-Notícias
ARQUEOLOGIA

Sarcófago de chumbo é encontrado nos escombros de Notre-Dame

Equipe de reconstrução da catedral estava avaliando a estabilidade do solo quando se deparou com túmulos

segunda-feira, 21/03/2022, 19:57 - Atualizado em 21/03/2022, 19:57 - Autor: Com informações UOL

Google News

Os cientistas utilizaram uma mini câmera de endoscopia para investigá-lo em seu interior.
Os cientistas utilizaram uma mini câmera de endoscopia para investigá-lo em seu interior. | Reprodução/Twitter

Durante as obras de reconstrução na Catedral de Notre-Dame, em Paris, trabalhadores encontraram sob os escombros túmulos e um sarcófago de chumbo. Seria apenas um pouco macabro, não fosse o fato de os achados datarem do século 14. 

A equipe estava verificando a estabilidade do solo para instalar andaimes no local — que sofreu um incêndio em 2019 — quando fez a descoberta. Os túmulos não foram grande surpresa para a equipe de os arqueólogos, já que o espaço foi um cemitério no passado. 

O destaque ficou para o sarcófago de chumbo, que estava deformado pelo peso da terra e pedregulhos que o cobriam. Os cientistas utilizaram uma mini câmera de endoscopia para investigá-lo em seu interior.

As gravações mostraram pedaços de tecido, cabelo e até mesmo uma almofada de folhas. Ainda não se sabe quem é a pessoa enterrada ali, mas tanto a localização quanto a almofada sugerem que era alguém de status, provavelmente um líder religioso. 

De acordo com pesquisadores, a existência de elementos vegetais no sarcófago aponta para um bom estado de conservação dos achados. Tudo isso permitirá aos cientistas entender melhor as práticas e ritos funerários da Idade Média. 

Além dos túmulos e do sarcófago, também foram encontradas diferentes esculturas pintadas abaixo do piso atual da catedral. Entre elas, havia o busto de um homem barbudo, vegetais e também um par de mãos. 

De toda forma, os arqueólogos não têm muito tempo. Toda a investigação deve ser finalizada até o dia 25 de março. Depois disso, a reconstrução de Notre-Dame deve ser retomada para não atrasar o calendário. A meta é que os visitantes retornem ao local em 2024.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS