plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
ARMA NUCLEAR

Rússia testa novo míssil chamado de “melhor do mundo”

Lançamento do Sarmat ocorre em momento de tensão sobre a Ucrânia e às vésperas do anual Desfile da Vitória

Imagem ilustrativa da notícia Rússia testa novo míssil chamado de “melhor do mundo” camera Míssil Sarmat tem maior capacidade nuclear. | Ministério da Defesa da Rússia

A Rússia anunciou na tarde desta quarta-feira (20) que realizou o primeiro teste de seu míssil balístico intercontinental Sarmat. A nova arma vai compor o arsenal nuclear do presidente russo Wladimir Putin.

O Sarmat está em desenvolvimento há anos e, portanto, seu lançamento de teste não é uma surpresa para o Ocidente, mas ocorre em um momento de extrema tensão geopolítica sobre a guerra na Ucrânia.

Putin apareceu na imprensa internacional sendo informado pelos militares que o míssil havia sido lançado de Plesetsk, no Noroeste do país, e atingiu alvos na península de Kamchatka, no extremo leste.

“O novo complexo tem as mais altas características táticas e técnicas e é capaz de superar todos os meios modernos de defesa antimísseis. Não tem análogos no mundo e não terá por muito tempo”, disse Putin.

“Esta arma verdadeiramente única fortalecerá o potencial de combate de nossas forças armadas, garantirá de maneira confiável a segurança da Rússia contra ameaças externas e fornecerá o que pensar para aqueles que, no calor da retórica agressiva frenética, tentam ameaçar nosso país.”

Douglas Barrie, membro sênior do setor aeroespacial militar do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, disse que o lançamento do Sarmat foi um marco após anos de atrasos causados ​​por problemas de financiamento. Ele ainda disse que mais testes seriam necessários antes que a Rússia pudesse realmente implantá-lo no lugar dos antigos mísseis SS-18 e SS-19 que estavam “bem além da data de validade.”

Leia também:

Barrie afirmou ainda que a capacidade do Sarmat de transportar dez ou mais ogivas e chamarizes, e a opção da Rússia de dispará-lo sobre qualquer um dos polos da Terra, representa um desafio para os sistemas de rastreamento e radar terrestres e baseados em satélite – “isso complica onde você precisa olhar”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias