plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PESQUISA CIENTÍFICA

Pesquisadores “revivem” olhos de doadores mortos

Os cientistas desenvolveram uma unidade de transporte especial capaz de restaurar a oxigenação e outros nutrientes para os olhos do doador

Imagem ilustrativa da notícia Pesquisadores “revivem” olhos de doadores mortos camera A pesquisa cientifica foi publicada na revista Nature | Reprodução

Os cientistas já mostraram que, até cinco horas após a morte de uma pessoa, os olhos ainda respondem à luzes coloridas, flashes e outros estímulos visuais. Mas o tempo também faz com que os fotorreceptores, células sensíveis à luz, percam a capacidade de se comunicar com outras células da retina, o que acaba inutilizando o órgão.

Porém, uma pesquisa publicada na revista cientifica Nature pode mudar essa história. Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos (EUA), identificaram a privação de oxigênio como fator causador dessa perda de comunicação.

Então, os cientistas desenvolveram uma unidade de transporte especial capaz de restaurar a oxigenação e outros nutrientes para os olhos do doador. Além disso, criaram um dispositivo que estimula a retina e mede a atividade elétrica das células.

O maquinário foi utilizado com pares de olhos obtidos apenas 20 minutos após a morte do doador. Felizmente, os especialistas conseguiram reviver os órgãos em laboratório, restaurando seus sinais elétricos.

Veja também:

De acordo com as especialistas, a degeneração macular relacionada à idade é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo. O estudo do funcionamento das células pode ajudar cientistas, no futuro, a encontrar formas de recuperar a função do órgão.

A maior parte dos estudos sobre perda de visão utiliza camundongos de cobaia. Porém, esses roedores não têm mácula, região no centro da retina onde ficam os fotorreceptores, o que torna as descobertas imprecisas.

O uso de olhos humanos na nova pesquisa científica, e os cientistas esperam que a mudança incentive as pessoas a se tornarem doadoras de órgãos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias