plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PREOCUPANTE

Varíola dos macacos: casos saltam para 780 no mundo

Há uma semana, 257 era o número de ocorrências da doença, segundo a OMS

Imagem ilustrativa da notícia Varíola dos macacos: casos saltam para 780 no mundo camera Lesões provocadas pela varíola dos macacos | Divulgação - Shutterstock

Recentemente, diversos países têm registrado casos de "varíola de macaco", doença viral rara causada pelo vírus da varíola símia. Os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe e com inchaço dos gânglios linfáticos. Em seguida, o problema progride para uma erupção disseminada no rosto e no corpo.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermidade não é considerada grave: a taxa de mortalidade é considerada baixa. Mas nas últimas semanas, o número de casos de "varíola dos macacos" praticamente triplicou e segue avançando por todo o planeta. A OMS divulgou, neste domingo (05), que, atualmente, há 780 casos confirmados no mundo. O número representa crescimento de mais de 200% no intervalo de uma semana.

No último boletim epidemiológico divulgado há uma semana, a OMS trabalhava com 257 confirmações e 120 suspeitas da doença. No relatório atual, a entidade fez questão de enfatizar que o número de agora leva em consideração o período de 13 de maio a 2 de junho - e não conta os países africanos onde a doença é considerada endêmica.

"A repentina e inesperada aparição de varíola dos macacos simultaneamente em variados países onde a doença não é endêmica sugere a possibilidade de transmissão desconhecida já por algum tempo, seguida de eventos recentes que espalharam o vírus", afirmou a OMS em seu mais recente boletim.

Varíola do macaco: descobertas 50 mutações e variação rápida

Fora da África, casos de "varíola dos macacos" foram registrados em 27 países. Nesses lugares, nenhuma morte em decorrência da doença foi registrada até o momento. No continente africano, contudo, 66 óbitos já ocorreram desde o começo do ano, sendo 58 somente na República Democrática do Congo.
Lesões provocadas pela varíola dos macacos
📷 Lesões provocadas pela varíola dos macacos |Divulgação - Shutterstock
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias