plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
URGENTE!

Espanha autoriza 1ª vacina contra "varíola do macaco"

Até o momento foram confirmados 242 casos positivos da doença no país

Imagem ilustrativa da notícia Espanha autoriza 1ª vacina contra "varíola do macaco" camera A imunização será aplicada em pessoas que tiveram contato com casos positivos e são de "alto risco". | Divulgação

Recentemente, diversos países têm registrado casos de "varíola de macaco", doença viral rara causada pelo Monkeypox virus, conhecido por causar a varíola símia. É um vírus que infecta roedores na África, e macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o homem. Os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe e com inchaço dos gânglios linfáticos. Em seguida, o problema progride para uma erupção disseminada no rosto e no corpo.

A disseminação da varíola dos macacos em diferentes países pode se tornar um problema de saúde pública mundial por uma série de fatores, que envolvem maior gravidade da doença em certos públicos, pela necessidade de isolamento dos doentes, com isso muitos países resolveram investir na fabricação de uma vacina contra a doença.

O Ministério da Saúde espanhol anunciou nesta quinta-feira (9) que deu sinal verde à vacina contra a varíola do macaco, que será aplicada a pessoas que tiveram contato com casos positivos e são de "alto risco".

"No momento, levando em conta a disponibilidade limitada de doses, a vacinação é priorizada" para pessoas que tiveram exposição à doença "com alto risco de gravidade", disse o ministério em comunicado. "A vacinação pré-exposição não é recomendada neste momento, embora possa ser recomendada posteriormente, dependendo da evolução do surto e da disponibilidade de vacinas", acrescentou.

O governo espanhol anunciou também a aquisição de vacinas Imvanex e antivirais Tecovirimat por meio da Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências de Saúde (HERA).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não existem tratamentos ou vacinas específicas para a varíola do macaco, mas os surtos da doença podem ser controlados com a vacinação contra a varíola comum.

Na Espanha, até o momento foram confirmados 242 casos positivos de varíola do macaco. A doença, que foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970 na República Democrática do Congo, agora é considerada endêmica em uma dúzia de países africanos. No entanto, seu surgimento em países não endêmicos está preocupa os especialistas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias