plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ARQUEOLOGIA

Cidade de 3,4 mil anos surge no Iraque devido à seca

Arqueólogos para realizar escavações e a pesquisa trouxe revelações surpreendentes sobre o Império Mitani.

Imagem ilustrativa da notícia Cidade de 3,4 mil anos surge no Iraque devido à seca camera A cidade de Zakhiku emergindo das águas do Rio Tigre durante a seca recente | Universidade de Tübingen

A extrema seca que atingiu recentemente o Iraque fez emergir das águas do Rio Tigre uma cidade milenar de 3,4 mil anos, que se encontrava submersa há mais de quatro décadas. A descoberta vinda diretamente da era do bronze foi divulgada por pesquisadores alemães e apontaram os escombros que surgiram da estiagem no reservatório de Mosul como sendo da antiga cidade de Zakhiku, pertencente ao Império Mittani, que reinou às margens do Tigre entre os anos de 1550 e 1350 Antes da Era Comum.

Veja também;

De acordo com comunicado, as águas do reservatório vinham sendo utilizadas para aliviar a seca sobre as colheitas desde o fim do ano passado. Com o agravamento do quadro no início desse ano e a queda abrupta dos níveis de água em Mosul, foram revelados uma grande fortificação com muros e torres, um prédio de armazenamento com vários andares e até mesmo um palácio, localizados em Kemune, na região do Curdistão do Iraque.

Arqueólogos escavando as largas paredes do edifício de armazenamento descoberto no local
📷 Arqueólogos escavando as largas paredes do edifício de armazenamento descoberto no local |Universidade de Tübingen

“Os imensos edifícios de armazenamento são de particular importância pelas enormes quantidades de mercadorias que ali foram armazenadas, provavelmente trazidas de toda a região”, afirmou a Dra. Ivana Puljiz, arqueóloga e professora da Universidade de Freiburg, que participou do estudo. “Os resultados da escavação mostram que ali era um importante ponto do Império Mittani”, diz.

A seca revelou uma série de edifícios que incluem um palácio e uma espécie de complexo industrial
📷 A seca revelou uma série de edifícios que incluem um palácio e uma espécie de complexo industrial |Universidade de Tübingen

No local também foram encontrados cinco vasos de cerâmica contendo mais de cem tábuas com escritas cuneiformes.

“É quase um milagre que tabuletas cuneiformes feitas de argila crua tenham sobrevivido tantas décadas debaixo d’água”, afirmou o Dr. Peter Pfälzner, arqueólogo e professor da Universidade de Tübingen, também na Alemanha.

Cidade de 3,4 mil anos surge no Iraque devido à seca
📷 |Universidade de Tübingen
Algumas das tábuas com escritas cuneiformes descobertas dentro dos jarros encontrados
📷 Algumas das tábuas com escritas cuneiformes descobertas dentro dos jarros encontrados |Universidade de Tübingen

Segundo o estudo, apesar das edificações terem sido construídas com tijolos de barro e estarem submersas há 40 anos, a boa preservação se dá pelo fato da cidade de Zakhiku ter sido destruída por um terremoto no ano de 1350 antes da Era Comum, que desmoronou parte das muralhas e enterrou os edifícios.

A seca revelou uma série de edifícios que incluem um palácio e uma espécie de complexo industrial
📷 A seca revelou uma série de edifícios que incluem um palácio e uma espécie de complexo industrial |Universidade de Tübingen

Uma barragem atualmente protege o sítio arqueológico e reservatório de futuras escavações, e as construções foram cobertas por lonas plásticas e cascalhos para evitar possíveis danos futuros. Os escombros de Zakhiku foram mapeados e estão sendo estudados para levantar novas informações sobre a queda da cidade e do Império Mittani, bem como sobre o início do domínio assírio na região. O reservatório de Mosul foi mais uma vez preenchido, e a cidade agora se encontra novamente submersa.

As edificações foram cobertas com plástico e pedras antes do reservatório ser novamente inundado
📷 As edificações foram cobertas com plástico e pedras antes do reservatório ser novamente inundado |Universidade de Tübingen
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias