plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ARQUEOLOGIA

Ancestral humano desconhecido deixou pegadas na África

Segundo os pesquisadores, as pegadas foram deixadas por um hominídeo ainda não identificado que andava com passos cruzados incomuns.

Imagem ilustrativa da notícia Ancestral humano desconhecido deixou pegadas na África camera Marcas deixadas pelas passadas, quando fossilizadas, também são ferramenta de estudo dos arqueólogos. | chezbeate/Pixabay

Uma equipe internacional de pesquisadores que reanalisaram pegadas fósseis encontradas em Laetoli, no norte da Tanzânia, concluiu que um ancestral dos humanos pode ter andado sobre duas pernas há cerca de 3,6 milhões de anos, com um estranho passo cruzado. As descobertas bizarras foram relatadas em artigo publicado na revista Nature, e oferecem novos conhecimentos sobre as origens do bipedalismo.

Na década de 1970, cinco pegadas consecutivas descobertas no local de Laetoli forneceram as primeiras evidências definitivas de bipedalismo em hominídeos. Essas impressões foram propostas como tendo sido feitas pelo Australopithecus afarensis – a mesma espécie do famoso esqueleto “Lucy”.

Outras pegadas, descobertas ao mesmo tempo geraram debate. Alguns pensaram que eram feitas por um urso andando nas patas traseiras. Já outros acreditam que foram deixadas por um tipo diferente de hominídeo.

Veja também:

Em 2019, Ellison McNutt, do Ohio University Heritage College of Medicine (EUA), e sua equipe escavaram novamente essas pegadas de formato incomum e as comparou com impressões feitas por ursos, chimpanzés e humanos, e descobriu que eram mais semelhantes às feitas por hominídeos do que por ursos.

Análises de vídeo do comportamento do urso-negro revelam que o animal quase nunca anda sobre as patas traseiras. Os pesquisadores também observam que, embora milhares de fósseis de animais tenham sido encontrados em Laetoli, nenhum é de ursos.

Eles concluíram que as pegadas foram deixadas por um hominídeo ainda não identificado que andava com passos cruzados incomuns. Cada pé cruza a linha média do corpo para tocar na frente do outro pé.

Essas descobertas são parte de um crescente evidências que sugere que havia uma diversidade subestimada de hominídeos nesse período.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias