As últimas semanas ficaram marcadas pelo surgimento de dois surtos que preocupam as autoridades de saúde no mundo todo. Primeiro, uma hepatite de origem misteriosa que acomete principalmente as crianças. Depois, o espalhamento da varíola dos macacos por vários países.

Enquanto os cientistas ainda tentam desvendar as origens e as causas dos quadros, vale notar que esses eventos acontecem em meio à pandemia de covid-19, doença causada por um vírus que, até o início de 2020, era absolutamente desconhecido. Agora outra doença está tirando o sono dos especialistas nos Estados Unidos.

Os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) emitiram um alerta sobre um surto de doença meningocócica no estado da Flórida que já provocou 24 casos e sete mortes entre homens gays e bissexuais.

Em comunicado emitido na quinta-feira (23), a agência de saúde classifica o quadro de "um dos piores surtos de doença meningocócica entre homens gays e bissexuais na história dos Estados Unidos".

"Dados recentes mostram que cerca de metade dos casos associados a esse surto são de homens hispânicos. O surto está afetando principalmente pessoas que vivem na Flórida, mas também pessoas que viajaram para a Flórida", ressalta a nota.

Veja também:

Os CDC recomendam que esse público tome a vacina meningocócica conjugada ACWY, que protege contra meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

A recomendação vale para homens que fazem sexo com homens que moram na Flórida ou que pretendem viajar para o estado – pelo menos duas semanas antes do embarque.

De acordo com os especialistas, a infecção pela bactéria meningococo pode resultar em meningite ou meningococemia.

"Os sintomas são geralmente graves e incluem cefaleia, náuseas, vômitos, fotofobia, letargia, exantema, falência de múltiplos órgãos, choque e coagulação intravascular disseminada", descreve o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento.

Meningite afeta as membranas que envolvem o cérebro Foto: Dive-SC/Reprodução

MAIS ACESSADAS