Nas festas de São Firmino, que serão realizadas neste ano de 6 a 14 de julho e atraem anualmente centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro, touros que pesam centenas de quilos são soltos atrás de indivíduos que correm com o tradicional uniforme branco e lenço vermelho. Os touros correm pelas ruas estreitas da cidade, que conduzem até as arenas de touros, onde os animais são mortos.

O país tem outras tradições taurinas controversas como colocar produtos inflamáveis nos chifres dos touros, fazendo com que os animais terminem queimados tentando retirar as bolas de fogo. Porém há alguns anos, ativistas pelos direitos dos animais pedem a proibição do evento por conta da crueldade contra os animais.

Este ano, no quarto dia corrida da touros da festa de São Firmino, em Pamplona, na Espanha, seis pessoas ficaram feridas e precisaram de socorro de equipes emergência. Dois dos feridos foram atingidos por chifradas e os demais sofreram fraturas e lesões na cabeça.

Veja também:

O evento foi cancelado nos últimos dois anos por causa da pandemia de Covid-19. Com a retomada da tradicional corrida, as ruas de Pamplona ficaram tomadas de pessoas que assistem e outras que também correm junto com os touros, o que causam os ferimentos.

A corrida pelas ruas históricas da cidade dura de três a cinco minutos. Nos últimos seis anos, 16 pessoas morreram em decorrências do ataques dos animais.

Os touros correm pelas ruas estreitas da cidade, que conduzem até as arenas de touros, onde os animais são mortos. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS