plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TRAGÉDIA

Sobe para 16 número de mortos em inundações nos EUA

O presidente norte americano, Joe Biden, declarou estado de "desastre natural" e cedeu recursos federais para socorrer as áreas atingidas

Imagem ilustrativa da notícia Sobe para 16 número de mortos em inundações nos EUA camera Kentucky registrou por volta de 200 milímetros de chuva em 24 horas | Reprodução

Não é de hoje que as fortes chuvas vem causando estrago em todo o mundo. Infelizmente, a força da natureza tem sido um problema inevitável, que tem a ver com uma série de fatores: o clima, intervenção humana e mudanças na atmosfera do planeta. Esses fenômenos naturais, além de deixar rastro de destruição, também deixam vítimas.

No no leste de Kentucky, nos Estados Unidos, pelo menos 16 pessoas já morreram por conta das inundações causadas pela chuva. Esse número pode aumentar, pois não existe previsão de a chuva parar no centro dos EUA.

Diante do cenário atual, o pelo presidente Joe Biden mobilizou reforços federais para apoiar as áreas atingidas por tempestades, inundações, deslizamentos de terra e rios de lama e declarou estado de "desastre natural" na região.

Em Kentucky, as estradas formaram rios o que dificultou o deslocamento dos moradores por conta das chuvas torrenciais, que chegaram na região ainda na noite de quarta-feira (27). A população foi obrigada buscar refúgio nos telhados de suas casas enquanto esperavam por socorro. Outros moradores afetados ficaram presos e não conseguiram sair de suas casas, devido ao aumento do nível das águas e teve pessoas que, infelizmente, acabaram arrastados pela força da água, pois estavam dentro de seus carros.

Só para ter uma noção da situação, em algumas áreas as chuvas subiram até 20 centímetros de água em 24 horas. Em Whitesburg, o nível da água do rio North Fgeorth Kentucky subiu seis metros, superando o recorde de 4,4 metros.

Em entrevista coletiva, o governador Andy Beshear advertiu, que 16 mortos foram e esse número ainda poderá aumentar muito mais. Ele relatou ainda que algumas casas foram completamente varridas no meio da noite, enquanto as pessoas estavam dormindo.

Beshear havia dito que o número de vítimas é "devastador", acrescentando que sua expectativa é que esse balanço seja de "mais do que o dobro". Segundo ele, centenas de pessoas perderam tudo.

Algumas medidas estão sendo tomadas de forma emergencial para ajudar nesse momento. A Guarda Nacional, da polícia e de reforços vindos de Estados vizinhos, estão empenhados nas missões. De acordo com Beshear, foram realizados cerca de 50 resgates aéreos e centenas usando embarcações. No entanto. há muita água e as correntes são tão fortes "que não podemos chegar a todos".

Tornados

Cientistas explicam, que com o aquecimento global provocado pela ação do homem, a atmosfera passa a conter mais vapor d'água, o que aumenta as possibilidades de chuvas fortes. Essas chuvas, associadas a outros fatores, como a impermeabilização do solo pela urbanização, favorecem as inundações.

Algumas partes do Kentucky registraram por volta de 200 milímetros de chuva em 24 horas e, em alguns lugares, o nível dos rios subiu vários metros repentinamente, provocando enchentes e fazendo os rios saírem de seus cursos naturais.

Em Jackson, algumas estradas se transformaram em córregos, com carros abandonados. Em seus pequenos vales cercados de florestas, a água barrenta inundava os terrenos, dos quais, em alguns lugares, apenas os telhados das casas e as copas das árvores eram visíveis.

Milhares de pessoas seguem sem eletricidade e água corrente. Ginásios esportivos, igrejas e parques foram transformados em abrigos.

"São as piores inundações na história do Kentucky e acontecem depois dos piores tornados na história do Kentucky ", lamentou Beshear.

Dezenas de tornados causaram destruição em dezembro de 2021 em cinco Estados do centro dos Estados Unidos, sobretudo Kentucky, com saldo de pelo menos 79 mortos.

Na época, Joe Biden disse que os fenômenos meteorológicos tinham-se tornado "mais intensos" com o aquecimento global.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias