A arqueologia leva anos, décadas e até mesmo meio século para concretizar uma descoberta que dependendo da importância científica pode ser considerada relevante.
Dessa vez, pesquisadores encontraram uma misteriosa estrutura durante escavações perto de Praga, na República Tcheca. Segundo os arqueólogos, o enigmático complexo circular é mais antigo do que as pirâmides do Egito e Stonehenge.
Os especialistas acreditam que ele tenha sido erguido há cerca de sete mil anos por uma população de agricultores do neolítico. Cerca de 200 estruturas semelhantes (conhecidas como "roundel") existem na Europa.
Miroslav Krau, do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da República Tcheca (IAP), disse que a recente estrutura escavada mede 55 metros de diâmetro e foi erguida entre os anos 4900 a.C. e 4600 a.C., no final do neolítico. Segundo ele, o complexo apresenta características surpreendentes para este tipo de construção, como a configuração de três entradas separadas.
- Caverna intocada com objetos bíblicos é encontrada em Israel
- Achada ossada de jovem que teve a "pior morte" da história
Além disso, o especialista explicou que foram encontrados os restos dos canais por onde foram fixados os postes da cerca que circundava a estrutura central do complexo. Quanto à função da estrutura, Krau disse que ela poderia ter sido usada como centro econômico ou centro de comércio. Outra hipótese é que o edifício poderia ter sido um centro religioso onde se realizavam ritos de passagem ou rituais relacionados às estações do ano.
Jaroslav Řídký, porta-voz do IAP disse ao site Live Science que ainda é muito cedo para dizer qualquer coisa sobre as pessoas que construíram o roundel. Apesar disso, ele afirma que está claro que elas faziam parte da cultura de utensílios ornamentados com traços, que floresceu entre 4900 a.C. e 4400 a.C. Essa população construiu outras estruturas parecidas onde hoje fica a região tcheca da Boêmia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar