plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
TENSÃO INTERNACIONAL

Coreia do Norte e Coreia do Sul trocam tiros na fronteira

Conflito histórico entre os dois países pode ganhar novos descobramentos a partir de ataque armado ocorrido nas últimas horas.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Coreia do Norte e Coreia do Sul trocam tiros na fronteira camera Tiros foram disparados dos dois lados da fronteira entre as Coreias. | Reprodução/YouTube

A Guerra da Coreia é considerada um marco da época da "Guerra Fria", quando o mundo se viu polarizado pelas forças ideológicas e militares de duas potências globais: EUA e União Soviética. O conflito, que aconteceu entre 1950 e 1953, entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, teve início a partir da invasão de tropas norte-coreanas, as quais ultrapassaram a fronteira que separa os dois países.

Ao longo das décadas, a rivalidade nunca cessou e sempre existiu uma certa tensão na região. Nesta segunda (24), as Forças Armadas da Coreia do Sul dispararam tiros de advertência contra um navio da Coreia do Norte, depois de considerar que a embarcação havia atravessado a fronteira marítima entre os países.

Veja também:

Xi Jinping consolida 3º mandato no Partido Comunista

Vídeo: banhista se assusta ao achar pênis de baleia na praia

A ação desencadeou uma retaliação armada do lado Norte da península. A embarcação se tratava de um navio comercial norte-coreano, o qual teria cruzado a chamada Linha Limítrofe Norte.

Após os disparos da Marinha de Seul, o navio recuou para o local de onde veio, conforme noticiado pelo Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, em um comunicado.

"As provocações contínuas e afirmações imprudentes do Norte minam a paz e a estabilidade na península da Coreia e na comunidade internacional", completa a nota.

O exército da Coreia do Norte, por outro lado, acusou um navio militar sul-coreano de "invadir" a fronteira de fato, entre 2,5 e 5 quilômetros minutos depois do ocorrido, o que teria motivado 10 disparos de advertência em resposta.

Vale ressaltar que a fronteira marítima entre as duas Coreias não foi estabelecida pelo armistício de 1953, o qual deu fim à Guerra da Coreia.

"Unidades de defesa da costa na frente ocidental (...) adotaram uma contramedida inicial para expulsar à força o navio de guerra do inimigo ao disparar 10 projéteis de lança-foguetes múltiplos em direção às águas territoriais onde foi detectado o movimento naval inimigo", afirmou um porta-voz do Estado-Maior da Coreia do Norte em um comunicado.

"Mais uma vez advertimos com veemência os inimigos que realizaram provocações marítimas, além dos disparos de artilharia e das transmissões por alto-falantes transfronteiriços", acrescentou a fonte norte-coreana.

A área no mar é considerada um ponto chave de disputa. As tensões na região se elevaram nos últimos meses com diversos lançamentos de mísseis e disparos de artilharia por parte da Coreia do Norte, considerados uma provocação pela Coreia do Sul, Japão e demais aliados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias