A maioria dos meteoritos atinge a superfície terrestre na forma de pó ou de partículas muito pequenas após cruzarem a atmosfera. É por isso que normalmente não os observamos. Porém, embora custe acreditar, cerca de 17 mil meteoritos caem anualmente na Terra e a direção em que eles podem cair é incerto e perigoso.
Autoridades na Califórnia, nos Estados Unidos, estão analisando a possibilidade de um meteorito ter destruído uma residência no condado de Nevada na última sexta-feira (4). Segundo testemunhas, o imóvel pegou fogo depois que uma "bola de fogo" caiu do céu. Alguns vizinhos chegaram a filmar o momento em que uma “bola de fogo” foi vista na região.
“Ouvi um grande estrondo. Comecei a sentir cheiro de fumaça. Fui para a minha varanda e ela estava completamente envolta em chamas”, disse Dustin Procita, dono da casa atingida pelo meteoro.
No momento do incêndio, o homem estava em casa com os dois cachorros de estimação. Um deles foi salvo por Dustin, mas o outro acabou morrendo no local. “Tentei dar a volta pelas janelas, mas o fogo e a fumaça estavam entrando e eu não conseguia ver o interior”, lamentou.
“Eu sempre assisti chuvas de meteoros e coisas do tipo quando criança, mas eu definitivamente não esperava que eles pousassem no meu quintal ou no meu telhado. Eu não vi o que era, mas de todo mundo com quem eu conversei – era uma bola flamejante caindo do céu”, contou o dono da casa.
Veja também:
- Chance de colisão de meteoro com a Terra aumentou, diz Nasa
- Vídeo: meteoro explode durante reportagem ao vivo nos EUA
- Terra foi atingida por meteoro alienígena, dizem cientistas
Equipes do Corpo de Bombeiros da região foi acionado para conter as chamas. As autoridades estão investigando as causas do incêndio.
Conforme a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), chuvas de meteoros Taurid estão acontecendo atualmente na área, com o pico ocorrendo no sábado. A agência espacial disse que haverá um aumento de bolas brilhantes visíveis no céu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar