Já parou para pensar em quanto xixi passou pela água que você consome em casa? Um artigo recentemente publicado no blog australiano Core Economics apresenta uma fórmula que tirou essa dúvida e chegou à seguinte resposta: provavelmente cada copo de água que bebemos recebeu urina de diversos seres vivos.
De acordo com o estudo realizado pelo professor Paul Frijters, que atua na Faculdade de Economia e Ciência Política de Londres, no Reino Unido, todo recurso hídrico da Terra é praticamente o mesmo nos últimos cinco bilhões de anos. Dessa forma, a água que ingerimos já passou por diversas criaturas vivas, incluindo seres humanos.
Segundo o pesquisador, “a água foi mijada umas dez vezes por um peixe, um mamífero mijou cerca de duas vezes e outras formas de mijo equivalem a 13 vezes. Apenas um pingo foi xixi de macaco”.
A equação para se chegar à proporção de xixi é a seguinte: “total de urina” dividido pelo “total de água” = “taxa de micção vezes a biomassa dos vertebrados que já viveram” dividido pelo “total de água” = “biomassa média de vertebrados” vezes a “taxa de xixi por ano” vezes “tempo de existência de vertebrados” dividido pela ”água total”.
Leia também:
- Parques nos EUA pede que turistas não lambam sapo
- Cutucar o nariz pode aumentar o risco de Alzheimer
- Comer 'bustela' do nariz pode ser muito perigoso; entenda!
Frijters usou como base do cálculo a presença de 1,386 bilhão de km³ de recursos hídricos no planeta. Já em relação à urina, ele levou em conta a média de 800 km³ de xixi produzidos por cada ser humano durante toda a vida.
Apesar desse cálculo curioso, a água em nossa casa recebe produtos químicos durante o processo de tratamento, incluindo cloro e flúor. Ainda assim, não é recomendado o consumo diretamente da torneira, já que não se sabe quais contaminantes podem existir no trajeto do reservatório da empresa de saneamento até sua casa.
Por falar em água tratada, cerca de 35 milhões de brasileiros não tem acesso ao saneamento básico, de acordo com a ONG nacional Trata Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar