Uma equipe de pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Lausanne, divulgou, na última semana, um resultado animador de intensos estudos publicados na revista Nature.
Nove pessoas com paralisia grave voltaram a andar depois de terem recebido estimulação elétrica em um grupo específico de neurônios.
+ Seleção Brasileira leva 30kg de farinha para a Copa do Mundo
A pesquisa, publicada na última quarta-feira (9), diz ainda que, entre os novos pacientes submetidos aos testes, três sofriam de paralisia total.
O resultado começou a ser observado cinco meses após o início dos testes, quando as pessoas conseguiam suportar o próprio peso e dar passos usando um andador.
METODOLOGIA
Os pesquisadores informaram que o estudo seguiu o método “Estimulação Elétrica Epidural (EES)”, que implanta dispositivos que disparam correntes elétricas capazes de ativar neurônios da medula espinhal.
O método EES costuma ser mais utilizado para aliviar dores na coluna, porém, no contexto da pesquisa, o conceito foi direcionado para experimentar esses estímulos em um conjunto específico de neurônios que podem recuperar a conexão entre o cérebro e células nervosas.
E MAIS: Bairro da Pratinha registra surto de Doença de Chagas
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar