plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
IMPRESSIONANTE

Imigrantes viajam escondido em leme de navio por 11 dias

Os três homens saíram da Nigéria e pediram asilo na Espanha. Eles beberam água salgada e se revezavam para dormir no espaço apertado que tinham

Imagem ilustrativa da notícia Imigrantes viajam escondido em leme de navio por 11 dias camera Três homens fogem da Nigéria no leme de um navio petroleiro e pedem asilo na Espanha | Reprodução/Salvamento Marítimo Espanha

Uma história que desafia até o melhor roteirista de cinema. Envolve coragem, desespero, resistência e, sobretudo, esperança de tentar (re)começar a vida em outro país. A fuga de migrantes não deixa de ser um problema global e a cada período situações envolvendo pessoas em fuga de um país para outro vira pauta mundial.

Esta semana - mais precisamente na última terça-feira (29) - uma foto divulgada pela agência Salvamento Marítimo da Espanha causou um grande impacto. A imagem mostra três homens que sobreviveram a uma viagem de onze dias da Nigéria para a Espanha em um navio petroleiro.

Acidente com substância tóxica obriga UFPA a isolar prédio

O detalhe é que eles viajaram escondidos numa parte onde ninguém jamais poderia imaginar: no leme do navio, vulneráveis ao tempo e o agito do mar. Para dormir se revezavam no pouco espaço que tinham e acabaram tendo de tomar água do mar, que é salgada.

Segundo as autoridades espanholas, esta não seria a primeira vez em que migrantes são encontramos no leme de um navio. Em novembro de 2020, isto aconteceu envolvendo também três homens.

O trio foi resgatado assim que chegaram ao porto de Las Palmas, na ilha de Gran Canária (Espanha). Os três imigrantes saíram da Nigéria e já pediram asilo no país onde foram resgatados. "Eles deixaram a Nigéria há mais de uma semana, o tempo que passaram no leme do navio, muito perto da água. A odisseia da sobrevivência supera de longe a ficção. Não é a primeira e não será a última. Os clandestinos nem sempre têm a mesma sorte", escreveu no Twitter o jornalista espanhol Txema Santana, especializado em questões migratórias.

Bolsonaro se exalta com Carla Zambelli em jantar no PL

Um deles, um menino de 14 anos, contou ao jornal El País como sobreviveu à viagem bebendo água salgada e como revezou para dormir em um buraco acima do leme com os outros homens com quem viajava. "Estávamos muito fracos. Nunca imaginei que pudesse ser tão difícil", disse ele.

O número de migrantes que cruzam de barco da África Ocidental para as Ilhas Canárias aumentou significativamente nos últimos anos. As viagens são longas, perigosas e mortais. Em 2021, a Organização Internacional para as Migrações (OIM), da ONU, registrou 1.532 mortes na rota.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias