plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
BIG BANG

Estudo sugere que universo se dirige para um fim violento

Novas evidências apontam que um "Big Bang ao contrário" pode acontecer em pouco tempo

Imagem ilustrativa da notícia Estudo sugere que universo se dirige para um fim violento camera Um novo estudo sugere que o fim do universo pode acontecer em breve | Reprodução/Internet

A teoria mais aceita sobre a origem do universo diz que ele começou com o Big Bang: uma expansão cósmica originada a partir de um único ponto que continuou a crescer e esfriar. Mas há duvidas sobre como tudo vai acabar. Astrônomos apontam para algumas hipóteses, entre elas estão o Big Rip, o Big Freeze e o Big Crunch, que que poderia acontecer antes do que se imaginava).

O Big Rip ("Grande Rasgo") teoriza que o universo continuará crescendo rápido até que as distâncias entre partículas individuais se tornem infinitas. O Big Freeze ("Grande Congelamento") aponta um cenário no qual o universo continua a se expandir para sempre e toda a matéria esfria até o zero absoluto. Já o Big Crunch ("Grande Trituração") prevê que o universo irá parar de se expandir, começar a se contrair, colapsar e explodir novamente.

Um novo estudo sugere que o fim do universo pode acontecer em breve, quando os 13,8 bilhões de anos de expansão do universo chegarem a um fim abrupto. Na pesquisa, os cientistas da Universidade de Princeton, de Nova Jérsei, nos Estados Unidos. usaram observações anteriores da expansão cósmica para entender a energia escura (uma força misteriosa que compõe cerca de 70% do universo, segundo a NASA).

Os pesquisadores acreditam que a energia escura pode não durar para sempre. Segundo eles, essa força parece estar fazendo com que o cosmos se expanda cada vez mais rápido, mas sua influência estar enfraquecendo. De acordo com as projeções do estudo, a aceleração do universo poderia terminar nos próximos 65 milhões de anos, o que é considerado pouco tempo em uma escala cósmica. Então, dentro de 100 milhões de anos, o universo poderia parar de se expandir e começar a encolher.

Veja também:

Paul Steinhardt, coautor do estudo, explicou em entrevista ao Live Science, que duas coisas poderiam caminhar para dois cenários. Em um deles, o universo se contrai até colapsar sobre si mesmo em um Big Crunch, encerrando o espaço-tempo como o conhecemos. Na outra hipótese, o universo se contrairia apenas o suficiente para retornar a um estado semelhante às suas condições originais e ocorreria outro Big Bang. Segundo o pesquisador, esse novo Big Bang seria um Big Bounce ("Grande Rebote") que criaria um novo universo a partir das cinzas do antigo.

VEJA O VÍDEO:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias