Na manhã desta quarta-feira (11), uma falha no sistema de controle de voos afetou as principais companhias aéreas dos Estados Unidos. Por essa razão, a Administração Federal de Aviação (FAA) decidiu suspender todos os voos com saída dos aeroportos do país.
Segundo FAA, a suspensão se manteria em todo o espaço aéreo norte-americano até as 11 horas, horário de Brasília - 9 horas, no horário da Costa Leste.
LEIA TAMBÉM:
Biden endurece medida de Trump contra migrantes
Putin ordena 1º cessar-fogo da guerra na Ucrânia
"A FAA ordenou que as companhias aéreas suspendessem todas as partidas domésticas até as 9h, horário do leste, para permitir que a agência validasse a integridade das informações de voo e segurança", disse a FAA em um comunicado anunciando o problema.
No mesmo documento, a administradora informou que está trabalhando para restaurar o seu Sistema de Alerta de Missão Aérea, que deve ser consultado por todos os pilotos antes de iniciar um voo.
"As operações em todo o Sistema Nacional de Espaço Aéreo foram afetadas. Forneceremos atualizações frequentes à medida que progredirmos", adiantou a FAA, sem informar um prazo para o restabelecimento do sistema.
Até agora, a falha afetou 970 voos dentro, indo para ou saindo dos Estados Unidos, enquanto 402 foram cancelados de acordo com o rastreador de voos FlightAware.com. O site registra também cerca de 10 mil voos atrasados no país nesta quarta-feira, enquanto que foram 4.000 durante toda a terça-feira (10).
Cleared Update No. 2 for all stakeholders: ⁰⁰The FAA is still working to fully restore the Notice to Air Missions system following an outage. ⁰⁰While some functions are beginning to come back on line, National Airspace System operations remain limited.
— The FAA ✈️ (@FAANews) January 11, 2023
Em virtude da suspensão do voos nos EUA, os aeroportos europeus acabaram sendo afetados. Segundo os administradores do Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, na Espanha, os voos com destino aos EUA estão enfrentando "várias horas de atraso". Situação idêntica foi relatada pelos aeroportos Charles de Gaulle e Orly, em Paris.
At @BostonLogan this morning as a massive issue w/ @FAANews software has grounded flights nationwide. #NOTAM #FAA Flights been delayed 3 hours - connecting flights for everyone going to be a mess to clean up! ✌🏻 pic.twitter.com/e09LyvgFX5
— Katharine Grant (@kkatiegrant417) January 11, 2023
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar