A Terra receberá a visita inesperada de quatro grandes asteroides nesta semana, sendo que o maior deles mede cerca de 213 m de diâmetro. A queda de uma rocha espacial deste tamanho poderia causar um grande desastre no planeta, com a formação de ondas gigantes, ondas de choque e liberação de partículas na atmosfera que causariam sérios danos ambientais, além de extinções em massa.
Mas, felizmente, desta vez não corremos perigo. De acordo com a NASA, não há a menor chance de um desses asteroides atingirem a Terra. Os estudos da agência espacial mostram que os asteroides vão passar a uma distância entre 3,5 milhões e 5,3 milhões de quilômetros, um perímetro que não representa ameaça para o nosso planeta.
Segundo o site Livscience, o primeiro grande asteroide que passou por nosso espaço nesta semana foi o 2012 DK31. Com os seus 137 metros de diâmetro (mais largo que a altura de um prédio de 40 andares), a rocha espacial fez seu trajeto nesta última segunda-feira (27).
O segundo grande asteroide está passando nesta terça-feira (28), o 2006 BE55, que mede também cerca de 137 metros de diâmetro e demora aproximadamente cinco anos para orbitar a Terra.
Na sexta-feira (3) chegará o maior deles: 2007 ED125, que mede 213 metros de diâmetro, ou um grande campo de futebol. Por último, também na sexta, vem o menor dos quatro asteroides, o 2021 QW.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar