Uma baleia cinzenta que perdeu a cauda foi novamente avistada na costa da Califórnia, no último dia13 de março. Outro avistamento de uma baleia sem cauda ocorreu em fevereiro de 2018, nos arredores da ilha de Nuqui (Colômbia). As imagens foram feitas recentemente pela organização ambientalista Fundación Macuáticos. A nova aparição foi reportado pelo jornal americano Orange County Register.
"No entanto, apesar da deficiência, a baleia aparentemente está bem, já que se adaptou à perda de um membro integral", escreveu a fotógrafa Brooke Palmer. Não está claro se a baleia avistada em 2018 é a mesma baleia vista no começo de março.
A baleia mutilada provavelmente estava percorrendo a rota de migração de 9.500 quilômetros entre as áreas de alimentação no Alasca e as áreas de reprodução perto do México.
A imprensa local apelidou o espécime de "baleia-milagrosa". Essa avaliação implica que a lesão na cauda da baleia não a impediu de encontrar comida ou migrar. As baleias se impulsionam principalmente com ondulações de suas grandes caudas.
Veja também:
- Vídeo: EUA rastreiam tubarão com mordidas gigante no corpo
- Tubarão é visto com mordida de predador gigante já extinto
- Baleia com grave escoliose é achada na costa da Espanha
Um drone operado pela empresa de aluguel de barcos Newport Coastal Adventure capturou imagens da baleia em ação. O proprietário da empresa de turismo, Ryan Lawler, disse que sua empresa avistou a baleia em 13 de março.
Supostamente a baleia estava nadando a 5 km/h, em comparação com a velocidade típica de uma baleia-cinzenta adulta de 6,5. O que mostra que a baleia conseguiu se adaptar muito bem a nova condição. Especialistas em baleias disseram que a baleia provavelmente perdeu a cauda depois de ser pega em equipamentos de pesca comercial ou colisão com algum navio.
Veja o vídeo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar