A Bíblia é uma coleção ou compilação de livros sagrados, contendo as histórias, doutrinas, códigos e tradições que guiam os cristãos, com base na tradição judaica (Antigo Testamento) e na divulgação do Evangelho (Novo Testamento). A Bíblia fala sobre quem criou o mundo e todas as coisas, quem ele é, como ele age e como podemos nos relacionar com ele. No livro sagrado, Deus é o personagem principal da Bíblia. No entanto, uma figura muito importante acabou sendo banida da história.
A deusa mãe, mulher de Javé, teria sido excluída intencionalmente da Bíblia, no caminho para a construção da hegemonia masculina. Em tempos anteriores ao monoteísmo patriarcal, instaurado pelo judeu-cristianismo, responsável por enaltece os valores masculinos da conquista, expansão e exploração da natureza, prevaleceu uma concepção religiosa da divindade como um casal: Deus Mãe e Deus Pai.
Veja também:
Arqueólogos russos encontram imagem antiga de Jesus
Mulher enxerga "rosto de Jesus" em caixa de pizza; veja!
Você sabia? Nascimento de Jesus não foi no dia 25; entenda
De acordo com a pesquisadora da Universidade de Exeter Francesca Stavrakopoulos, as grandes religiões abraâmicas também adoravam, junto com Javé, a deusa Aserá (chamada por vezes de Astaroth), uma divindade doadora, como a Ishtar babilônica, ou a Astarte grega, arquétipos da divindade feminina, como a Lua, a Terra e Vênus.
A cientista se baseou sua hipótese no estudo de antigos textos, amuletos e figuras encontrados na cidade de Ugarit, atual território da Síria, que refletem o modo como Aserá era adorada, junto com Javé, ou Jeová, como uma poderosa deusa da fertilidade.
Segundo a especialista, uma vasilha do século XIII, encontrada no deserto de Sinai, registra um pedido de bênção ao casal divino. No recipiente ainda existem várias inscrições que fortalecem a tese de que o Deus bíblico teve uma esposa.
São também significativas as escrituras bíblicas que mostram como Aserá era adorada no templo de Javé, em Jerusalém, ou a descrição de uma estátua da mesma deusa, que, segundo é narrado no Livro dos Reis. A referência a “A Rainha do Céu” no Livro de Jeremias, poderia ser uma possível alusão à mesma divindade. A pesquisadora concluí que como as edições seguintes da Bíblia, feitas sempre por homens, teriam o objetivo de manter no centro do poder a casta sacerdotal masculina.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar