Em meio às ruínas da antiga cidade de Paestum, da Magna Grécia, onde hoje fica o sul da Itália, arqueólogos encontraram diversos artefatos intrigantes. Entre eles uma pequena estátua do deus grego do sexo, Eros, cavalgando um golfinho.
Os achados foram divulgados no perfil do Facebook do Parque Arqueológico de Paestum e Velia, no dia15 de abril, foram desenterrados durante escavações que tinham como objetivo principal explorar a área de um santuário descoberto em 2019, ao longo das muralhas da antiga Paestum.
Além da estátua de Eros, também foram encontrados no local uma mini-estátua da deusa grega do amor e da luxúria, Afrodite, estatuetas de outras divindades, sete cabeças de touros de terracota e uma moeda romana do século 3 a.C., com uma imagem do próprio Eros montado em um golfinho gravada em um dos lados, e do deus Poseidon em outro.
Além disso, os pesquisadores acharam um altar com pedras estriadas, que servia para coletar o sangue que gotejava dos sacrifícios. Porém, como o santuário servia com modelo para um outro maior, ele apresenta dimensões pequenas: apenas 15,6 metros por 7,5 metros, com quatro colunas na frente e outras sete nas laterais.
Veja também:
Pinturas que retratam Jesus e Maria são achadas no Sudão
Mulher compra relíquia de dois mil anos por 35 dólares
Vila romana é encontrada em cidade submersa na Itália
A antiga cidade de Paestum foi fundada por volta de 600 a.C. pelos gregos de Sybaris, tendo sido conquistada posteriormente pelos lucanianos, do sul da Itália. Por fim, a cidade tornou-se uma colônia da República Romana, após a expansão dos romanos na região, por volta de 273 a.C.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar