A Guerra entre Ucrânia e Rússia já dura pouco mais de 1 ano, ainda sem previsão para término. O presidente Lula chegou a propor um acordo de paz para os países, mas não foi atendido. Durante a cúpula do G7, que aconteceu em Hiroshima no Japão durante essa semana, Volodymyr Zelensky pediu para conversar com Lula, mas não compareceu a reunião.
A declaração foi dada pelo presidente brasileiro após o fim do evento no último domingo (21), em uma coletiva de imprensa. Lula aproveitou para declarar que mantém o mesmo posicionamento sobre a guerra no Leste Europeu após ouvir o discurso do Ucraniano durante as reuniões do G7.
+ Lula destaca evento em Belém para secretário da ONU
+ Premiê japonês promete isenção de visto para brasileiros
“Nós tínhamos uma entrevista [sic] bilateral com a Ucrânia às 3 horas da tarde [horário local]. Nós tínhamos a informação de que eles tinham atrasado, enquanto isso, atendi o presidente do Vietnã. Quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente, teve outro compromisso e não pode vir aqui. Foi simplesmente isso que aconteceu”, alegou.
O Petista também afirmou estar construindo um grupo com outros países como a Índia, a China e a Indonésia para tentar construir uma política de paz no mundo. Lula destacou que ficou triste com a ausência de Zelensky na reunião, mas que não faltarão oportunidades de conversa entre os dois.
O brasileiro disse também que conseguiu se reunir com outros 10 representantes de nações e empresários japoneses. Foi a primeira vez desde 2009 que o Brasil foi convidado a participar da cúpula dos 7 países mais ricos do mundo.
VEJA O VÍDEO
🚨VEJA: Presidente Lula diz no #G7 do Japão que tinha reunião marcada às 15h15 de ontem com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky e o líder ucraniano não apareceu.
— CHOQUEI (@choquei) May 22, 2023
Lula disse que não ficou chateado e sim decepcionado pela ausência do ucraniano.
pic.twitter.com/7IuKJJMNd5
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar