A nova espécie, uma criatura de cor de lama, passou despercebida por anos, escondida no meio da vegetação rasteira de uma floresta de bambu na China. A criatura foi vista em Fujian em 1978 e depois desapareceu, e agora, mais de 40 anos depois, os pesquisadores redescobriram a salamandra na floresta de bambu da vila de Quxi, segundo estudo publicado no dia 17 de maio na revista Animals.
De acordo com os pesquisadores, o animal pode chegar a medir mais de 19 centímetros de comprimento, e tem uma coloração de chocolate com manchas cinza-azuladas na parte inferior.
Veja também:
Wolverine é visto pela 2º vez em cem anos na Califórnia
Mergulhador registra peixe vivendo em tubo de pasta de dente
Tubarões carniceiros são filmados devoram golfinho nos EUA
A salamandra foi descoberta escondida sob troncos, pedras e folhas mortas. Também foram encontradas várias bolsas de ovos em "poças rasas" ou "poças" formadas por marcas de pneus.
O estudo indica que a nova espécie é canibal, já que algumas salamandras foram observadas comendo seus parentes. Uma análise de DNA indicou que a nova espécie era geneticamente peculiar, tendo uma divergência genética do que outras espécies de salamandras.
Os pesquisadores estimam que a nova espécie está criticamente ameaçada de extinção com uma população total inferior a 200.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar