plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
INGLATERRA

Arqueólogos acham pente de 3 mil anos feito de ossos humanos

O objeto foi esculpido no osso parietal de um crânio humano

Imagem ilustrativa da notícia Arqueólogos acham pente de 3 mil anos feito de ossos humanos camera Pente descoberto perto de Cambridge, na Inglaterra. | Divulgação/ Museu de História Arqueológica de Londres

Um pente descoberto perto de Cambridge, na Inglaterra, parecia ser apenas mais uma página na rica história da evolução humana. No entanto, quando pesquisadores do Museu de História Arqueológica de Londres colocaram as mãos nele, perceberam que ele era feito de osso. Mas não qualquer osso, era um pedaço de um crânio humano.

Naturalmente, o pente não era apenas um item de vaidade, ele possuía um significado espiritual muito mais profundo. Artefatos da Idade do Ferro feitos de ossos humanos não são inéditos. Estes estão muitas vezes interligados com costumes de adoração ou respeito, transformando objetos do cotidiano em símbolos sagrados.

Michael Marshall, arqueólogo envolvido na escavação revelou que o pente era feito de um pedaço de um crânio humano.
📷 Michael Marshall, arqueólogo envolvido na escavação revelou que o pente era feito de um pedaço de um crânio humano. |Divulgação/ Museu de História Arqueológica de Londres

Michael Marshall, um arqueólogo envolvido na escavação, falou sobre a intrigante descoberta em entrevista a BBC: “O que encontramos em Bar Hill pode ter sido um objeto altamente simbólico e poderoso para os membros da comunidade local. crânio de um importante membro da sociedade da Idade do Ferro cuja presença foi preservada e comemorada de alguma forma através de seus ossos.”

Veja também:

Espada de 3 mil anos é encontrada na Alemanha

Pênis de pedra de 500 anos é encontrada na Espanha

"Cemitério de vampiros" é achado perto de igreja na Polônia

O pente era feito de um pedaço de um crânio humano.
📷 O pente era feito de um pedaço de um crânio humano. |Divulgação/ Museu de História Arqueológica de Londres

De acordo com o pesquisador, uma inspeção mais detalhada do ‘pente’ revelou ‘dentes‘ levemente desgastados, sugerindo que não foi empregado como uma ferramenta típica. O objeto foi esculpido no osso parietal de um crânio humano, provavelmente serviu como amuleto ou joia.

O objeto foi esculpido no osso parietal de um crânio humano
📷 O objeto foi esculpido no osso parietal de um crânio humano |Divulgação/ Museu de História Arqueológica de Londres

Descobertas de ferramentas feitas de ossos humanos foram desenterradas antes em Cambridgeshire. Os fêmures foram usados como alças para ferramentas de jardinagem ou agrícolas, mas neste caso, os ossos do crânio assumiram um papel diferente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias