Foi confirmado, pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão, o primeiro caso de um nova doença causada pelo vírus OZ. A vítima seria uma mulher, por volta de 70 anos de idade, que morreu no ano passado.

A mulher, moradora da província de Ibaraki, norte de Tóquio, morreu após sofrer uma miocardite, que é uma inflamação nos músculos cardíacos. Ela havia procurado o hospital se queixando de febre e fadiga.

Na época foi constatado que um carrapato havia picado a parte superior da perna da mulher. Uma autópsia no corpo da vítima constatou que ela havia contraído o vírus OZ.

Segundo o governo do Japão, este é o primeiro caso registrado de uma pessoa que contraiu este vírus. Em um comunicado, foi salientado que nem sempre a infecção resulta em morte, uma vez que testes de anticorpos em amostras de sangue já foram realizados e indicam a existência de mais pessoas infectadas pelo OZ.

Ainda não se sabe exatamente como o contágio pelo vírus ocorre em humanos, porém, a picada de carrapato parece ser o principal vetor para a infecção. O Ministério da Saúde está solicitando que as pessoas do país usem camisas de manga longa e calças compridas, quando estiverem próximas a áreas verdes onde os carrapatos costumam aparecer.

VEJA TAMBÉM: Cientistas descobrem que varíola surgiu no Egito

O governo japonês solicitou que as pessoas passem a usar roupas longas quando estiveram em áreas verdes. Foto: Jerry Kirkhart / Wikimedia

MAIS ACESSADAS