REI BÍBLICO

Arqueólogo encontra cidade que pertenceu ao Rei Davi

Pesquisador acredita que as cidades datam do início do século 10 A.C., cerca de 200 anos antes do que se pensava

Imagem ilustrativa da notícia Arqueólogo encontra cidade que pertenceu ao Rei Davi camera Ruínas da cidade comandada pelo Rei Davi, em Jerusalém | Foto: Wikimedia Commons

O arqueólogo israelense Yosef Garfinkel anunciaram a descoberta de um grande território que pertencia ao Reino de Davi. De acordo com o pesquisador da Universidade Hebraica, uma rede de cinco cidades fortificadas ao redor de Jerusalém na verdade data do início do século X a.C., cerca de 200 anos antes do que se pensava anteriormente.

Segundo o pesquisador, se essa interpretação estiver realmente correta, isso indicaria que os extensos assentamentos faziam parte do reino de Judá e foram construídos na época do lendário rei bíblico.

“Se você pegar todos esses locais, eles têm o mesmo conceito urbano, estão todos situados na fronteira do reino e onde você tem uma estrada principal que leva ao reino”, disse Garfinkel em entrevista ao jornal Times of Israel.

“Essas cidades não estão localizadas no meio do nada, é um padrão de urbanismo com o mesmo conceito urbano”, completou. O estudo no qual ele expõe sua teoria, baseada em visitas a sítios arqueológicos e pesquisas anteriores, foi publicado na revista científica Jerusalem Journal of Archaeology.

Segundo a Bíblia, Davi foi o terceiro rei do Reino Unido de Israel. Nos livros de Samuel, ele é descrito como um jovem pastor e harpista que ganha fama ao matar Golias, um guerreiro dos filisteus. Segundo a tradição, após sua ascensão ao poder, Davi conquistou Jerusalém, estabelecendo a cidade como a capital de Israel.