Equipes de arqueólogos estão tentando desvendar segredos macabros de uma necrópole romana com 2 mil anos de idade na Faixa de Gaza, na Palestina. Durante as escavações, os pesquisadores encontraram 125 túmulos, incluindo dois sarcófagos feitos de chumbo. Foi a primeira vez que algo assim foi descoberto na região.
Castelo de 3.000 anos é achado no fundo de lago na Turquia
Jamal Abdu Raida, diretor-geral de antiguidades do Ministério do Turismo e Antiguidades, afirmou que essas descobertas não têm precedentes. Ele acredita que a necrópole tenha sido usada para sepultar romanos de alto status social. Um dos sarcófagos de chumbo é decorado com desenhos de cachos de uvas e o outro com imagens de golfinhos.
Mosaico romano que retrata "Medusa" é achado na Espanha
O sítio arqueológico onde os túmulos foram achados se estende por uma área de quatro mil metros quadrados. A necrópole foi encontrada durante escavações em um local que irá abrigar um conjunto habitacional. Os artefatos farão parte do acervo do Museu de Gaza.
A região onde as descobertas foram feitas abrigou uma rota comercial importante em diferentes períodos históricos, desde os tempos dos faraós egípcios até o Império Romano e as Cruzadas. As escavações no local estão programadas para continuar nos próximos meses.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar