Desde o ataque do grupo extremista Hamas, no último sábado (7), o primeiro-ministro israelense declarou guerra contra a Palestina e tem impostos muitas restrições à Faixa de Gaza.
A Faixa de Gaza possui apenas 41 km de comprimento e 10 km de largura e fica entre Israel e o Mar Mediterrâneo, além de fazer fronteira com o Egito.
Com uma população de 2,3 milhões de pessoas, a Palestina é controlado pelo grupo Hamas desde 2007, após eles vencerem o Fatah nas eleições para Autoridade Nacional Palestina (ANP).
CONTEÚDO RELACIONADO
- Israel pede que mais de 1 milhão de palestinos fujam em 24h
- Conflito entre Israel e Hamas já tem mais de 2,7 mil mortos
- Guerra: 50% das mortes são de crianças e mulheres palestinas
A população da Faixa de Gaza é muito jovem, sendo a expectativa de vida de apenas 17 anos. Além disso, mais da metade da população tem menos de 18 anos.
Apesar do Hamas controlar Gaza, Israel é quem comanda todo o espaço aéreo da região e restringe quais mercadoria entram ou saem na área.
Sem muitos recursos, segundo a Organização das Nações Unidas, 80 % da população precisa de ajuda internacional.
A Faixa de Gaza fazia parte do Império Otomano antes da Ocupação do Reino Unido em 1918 a 1948, e depois pelo Egito, de 1948 a 1967.
Quer mais notícias do Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Após isso, Israel tomou Gaza e a Cisjordânia durante a Guerra dos Seis Dias. Com isso, o conflito entre os palestinos e israelenses que já era grande foi intensificado.
Gaza ficou sobre o domínio de Israel por cerca de 38 anos. Nesse período foi criado o ANP, que seria responsável pela administração da região, mesmo não senda reconhecida como um país. Em 2005, o governo israelense retirou as forças da região e o Hamas, considerado terroristas por muitos países, começou a controlar a área.
O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reenvidica as terras do região para o povo da Palestina. Com aposte militar, a organização tem feito diversos ataques contra Israel, incluindo o último, que desencadeou o conflito atual.
CRONOLOGIA DA FAIXA DE GAZA
- 1948 - Milhares de refugiados palestinos se estabelecem na Faixa de Gaza em meio à guerra que se seguiu à declaração de independência de Israel. Território passa a ser controlado pelo Egito.
- 1967 - Israel ocupa a Faixa de Gaza e outros territórios árabes na Guerra dos Seis Dias
- 1973 - Países árabes lançam ataque contra Israel na Guerra do Yom Kippur. Faixa de Gaza segue sob ocupação israelense
- 1993 - Acordos de Oslo estabelecem compromisso em criar um Estado palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, mas o plano nunca chega a ser cumprido
- 2005 - Israel anuncia a retirada de colonos judeus e de soldados da Faixa de Gaza
- 2007 - Grupo extremista islâmico Hamas expulsa rivais do Fatah e passa a governar a Faixa de Gaza. Israel impõe bloqueio por terra, ar e água contra o território
- 2008, 2012 e 2014 - Conflitos recorrentes na Faixa de Gaza envolvendo bombardeios israelenses e disparos de foguetes pelo Hamas deixam milhares de mortos, principalmente do lado palestino
- 2018 - Residentes da Faixa de Gaza fazem série de protestos perto da fronteira com Israel, na chamada Marcha do Retorno. Atiradores israelenses matam centenas de manifestantes
- 2021 - Novo conflito entre Israel e o Hamas deixa centenas de mortos na Faixa de Gaza
- 2023 - Hamas rompe bloqueio e lança ataque surpresa por terra, água e ar contra Israel, que reage com bombardeios e declaração de guerra
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar