Centro de grandes discussões geopolíticas e uma crise humanitária sem precedentes, todo mundo fala sobre a Faixa de Gaza, que dá nome a uma estreita extensão territorial localizada no Oriente Médio e que faz fronteira com o Egito e Israel.
Mas o que é a Faixa de Gaza? Se trata de uma região separada por cercas em decorrência de conflitos entre israelenses, de maioria judeus, e palestinos, de maioria muçulmana.
Ela surgiu entre 1948 e 1949, quando a Palestina foi dividida em três partes: Estado de Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza.
Conteúdo relacionado
- Hamas mantém quase 200 pessoas como reféns, diz Israel
- Brasileiros podem deixar Faixa de Gaza hoje, diz embaixador
- EUA e Irã trocam ameaças com escalada em Israel
O território era dominado pelo Império Otomano, porém, depois da primeira guerra, passou a ser gerido pela Inglaterra.
Com a criação do Estado de Israel muitos palestinos passaram a ocupar a Faixa de Gaza. Em 1950, o Egito passou a controlar a região, no entanto, após a Guerra dos Seis Dias, Gaza foi anexada a Israel.
Origem do conflito
Infelizmente milhares de pessoas já morreram na guerra constante entre as regiões, muitas delas (a maioria) civis.
A Palestina diz que a Faixa de Gaza pertence aos palestinos, enquanto os israelenses afirmam que é seu o direito de posse da região.
Quer saber mais sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
Daí surgiu o grupo extremista Hamas, que usa de técnicas de guerrilha para reivindicar a região. Os acordos de paz entre os locais ainda não obtiveram sucesso, enquanto isso, muitas pessoas inocentes ainda morrem anualmente no conflito.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar