Um sonho abalado pelo acidente que deixou 71 mortos em novembro de 2016. O trágico acidente com o avião que levava a delegação da Chapecoense e jornalistas ficou marcado para sempre na história do futebol mundial. Até hoje, homenagens são feitas tanto no Brasil, quanto no exterior.

O acidente com o avião da Chapecoense, em 2016, completa sete anos nesta quarta-feira (28). Para representar o fato que marcou profundamente a cidade de La Unión, próximo à Medellín, na Colômbia, o prefeito da cidade decidiu fazer uma “homenagem" ao avião da La Mia em contato com o solo: uma estrutura de alumínio no formato da aeronave em frente a uma igreja. 

A ideia, é claro, repercutiu negativamente tanto na Colômbia, quanto no Brasil, sobretudo por torcedores da Chape nas redes sociais. O prefeito de La Unión, Edgar Osorio, usou as redes sociais para se desculpar e retirar a réplica do avião da LaMia.

A esta hora en #LaUnión y tras la polémica por el alumbrado navideño, la alcaldía del municipio retira la figura que representaba la tragedia de #Chapecoense. pic.twitter.com/JdtxnAR9x6

— Andrés Noreña (@andres_norena) November 24, 2023

"A instalação de uma réplica do avião, referenciando a tragédia de quase sete anos que marcou nossa comunidade, gerou diversas reações nas redes sociais. Por isso, tomamos a decisão de retirá-lo do parque principal. As decorações de Natal nunca tiveram a intenção de ferir a sensibilidade das pessoas, mas compreendemos o desconforto que causaram e por isso apresentamos as nossas desculpas e procederemos à sua remoção", publicou.

Edgar Osorio, prefeito de La Union:

- A instalação de uma réplica do avião, referenciando a tragédia de quase sete anos que marcou nossa comunidade, gerou diversas reações nas redes sociais. Por isso, tomamos a decisão de retirá-lo do parque principal. As decorações de Natal… https://t.co/ToXI2RhYnJ pic.twitter.com/Zqg8y3XdkV

— Goleada Info (@goleada_info) November 27, 2023

A estrutura foi colocada em frente a uma igreja, mostrando, supostamente, a dianteira do avião em contato com o solo. 

Quer saber mais notícias internacionais? Acesse o nosso canal no WhatsApp

O trágico acidente com o avião da Chapecoense aconteceu em 29 de novembro de 2016, quando a delegação da equipe e também jornalistas viajaram para Medellín, palco do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. A tragédia causou 71 mortes, deixando apenas 6 sobreviventes. 

"Tomei a decisão pensando nos nossos irmãos brasileiros. Temos a memória do acidente na terça-feira e sei que muitos deles estarão aqui. Vai haver um evento religioso e atos institucionais, eles vêm sempre, fazem-no todos os anos. Se em algum momento alguém neste planeta se sentir ofendido, peço desculpas como prefeito", reforçou o prefeito.

MAIS ACESSADAS