O Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), na Noruega, divulgou através do Facebook um modelo 3D em tamanho real de uma idosa que viveu há 800 anos. A escultura da anciã, que foi batizada de Tora, foi apresentada pela arqueóloga Ellen Grav.
O vídeo mostra uma mulher que nasceu em Trondheim, cidade norueguesa, no final do século 13 e foi trazida de “volta à vida” pelas mãos de alguns designers e cientistas. O modelo realista foi esculpida em tamanho real e baseada no esqueleto de Tora, achado durante uma escavação em 1970.
Segundo o museu, nessa época, a metrópole medieval crescia rapidamente e atingiu seu auge durante a Idade Média sendo habitada por muitos artesãos e comerciantes. Com base no local onde a idosa foi enterrada, os pesquisadores acreditam que ela pode ter feito parte de uma família de comerciantes.
CONTEÚDOS RELACIOANDOS:
- Mergulhadores encontram restos mortais de soldado medieval em lago, veja!
- Ratos mumificados são achados no topo de vulcões andinos
- Manuscrito medieval prevê explosão estelar em 2024
De acordo com os cientistas, Tora era baixa, com 1,55 cm de altura, tinha osteoartrite, problemas nas costas e nos quadris e perdeu alguns dentes ao longo de sua vida. Eles também descobriram que ela tinha mais de 65 anos quando morreu, o que era uma idade avançada em uma época em que as pessoas vivia entre 40 e 50 anos.
Para a reconstrução, Grav trabalhou com Thomas Foldberg, um maquiador de efeitos especiais da indústria cinematográfica. Em entrevista à Live Science, a cientista contou que o trabalho se baseou apenas no esqueleto de Tora. Além disso, foi usado silicone para fazer a pele e as manchas foram pintadas a mão. Já a roupa foi inspiradas em achados da época em que a mulher viveu, reconstituindo a moda medieval.
Quer ver mais notícias de Mundo? Acesse nosso canal do WhatsApp
VEJA O VÍDEO:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar