plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Japão tem alerta de tsunami após tremor de 7,6 de magnitude

O Japão emitiu um alerta de grande tsunami para os próximos dias de 2024 após uma sequência de terremotos registrados nesta segunda-feira (1º).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Japão tem alerta de tsunami após tremor de 7,6 de magnitude camera Ruas do Japão racharam após tremor. | (Reprodução)

O cuidado com o meio ambiente segue como uma das maiores preocupações para o futuro e o continente asiático é um dos mais afetados por tragédias naturais como terremotos e Tsunamis. Logo no 1º dia de 2024, a população japonesa foi surpreendida por uma série de tremores.

O Japão emitiu um alerta crítico de tsunami, chamando atenção para o risco iminente de uma grande onda atingir a costa oeste do país, na sequência de terremotos registrados nesta segunda-feira (1º). O serviço meteorológico do país informou que o tremor mais significativo alcançou a magnitude de 7,6, desencadeando preocupações sérias em relação à segurança das áreas afetadas.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Segundo as autoridades, ondas com potencial de atingir até 5 metros estão previstas para a região da península de Noto, enquanto áreas mais distantes na costa oeste podem enfrentar ondas de até 3 metros. A NHK, emissora pública japonesa, interrompeu sua programação regular, emitindo alertas para que as pessoas evacuem as zonas de risco.

A Agência Meteorológica do Japão instruiu os residentes a buscar abrigos seguros até que o alerta seja suspenso, marcando a primeira vez desde 11 de março de 2011 que um aviso tão expressivo de tsunami é emitido. Naquela ocasião, um terremoto e tsunami resultaram em 20 mil vítimas, destruição de cidades e um desastre nuclear em Fukushima.

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

O epicentro do terremoto de magnitude 7,6 foi localizado na península de Noto, por volta das 16h10 no horário local. A NHK relatou ondas de 1,20 metro em Wajima, próximo ao epicentro, enquanto outras cidades testemunharam ondas menores.

Autoridades japonesas asseguraram que não foram detectadas irregularidades em usinas nucleares, minimizando o risco de vazamento de radioatividade. No entanto, o governo alertou que ainda está avaliando a extensão dos danos e aconselhou os moradores a se prepararem para possíveis novos terremotos.

O Serviço Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos emitiu alertas para regiões costeiras da Coreia do Norte e da Rússia, com a possibilidade de ondas de até 1 metro. A Coreia do Sul também alertou para uma possível grande onda, indicando que sua costa leste pode enfrentar um aumento no nível do mar após o terremoto no Japão.

Relatos de danos incluem prateleiras tremendo em lojas de conveniência na cidade de Nagano, interrupções de energia em milhares de residências, além de cortes em voos e serviços ferroviários na região afetada. O Santuário Onohiyoshi em Kanazawa, província de Ishikawa, também sofreu danos, com um torii, tradicional portão japonês, desabando. Ruas rachadas e incêndios adicionaram à lista de estragos provocados pelo terremoto.

VEJA O VÍDEO:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias