Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e de uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%.
Em Bangladesh, um casamento se transformou em tragédia após 16 membros da família do noivo serem vítimas de um raio durante uma tempestade.
Conteúdos relacionados:
- Vídeo: adolescente morre ao tentar colocar bomba em comércio
- Vídeo: raio cai em campinho de futebol e mata duas crianças
- Turista grava momento em que raio mata instrutor no RJ
Em agosto de 2021, Mamun, de 21 anos, perdeu 16 parentes, incluindo pai, avós, primos, tios e tias, devido a um raio que caiu sobre eles durante uma forte tempestade. Desse modo, a família buscou abrigo sob uma cobertura metálica à margem de um rio quando o incidente ocorreu.
Em entrevista a BBC, Mamun lembrou que os familiares estavam vestidos com os seus melhores trajes e decidiram apanhar uma barco para participar na celebração. No entanto, no percurso, foram surpreendidos por uma forte tempestade.
O homem se preparava-se para o casamento na casa dos sogros e diz ter ouvido um grande estrondo. Minutos depois, soube da tragédia e deslocou-se ao local do acidente.
“Quando encontrei o corpo sem vida do meu pai, simplesmente desabei em lágrimas”, desabafou. “Fiquei muito chocado e passei mal.”
"Algumas pessoas estavam a abraçar os corpos (...) Os feridos choravam de dor... crianças gritavam. Não sabia o que fazer. Não conseguia nem mesmo decidir quem deveria ajudar primeiro", contou.
Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
A tragédia deixou Mamun em choque, e o casamento que deveria ser uma celebração transformou-se em um funeral coletivo. A família destinou o banquete planejado a pessoas sem-teto, exemplificando a solidariedade em meio à dor. Posteriormente, Mamun se casou. “Depois daquele incidente trágico, realmente tenho medo de chuva e de trovões”, contou.
Bangladesh é um país localizado no sul da Ásia, a leste da Índia e enfrenta um aumento alarmante nas mortes por raios, superando até mesmo países com populações significativamente maiores. As mudanças climáticas são apontadas como uma das principais causas das cerca de 300 mortes anuais, levando o governo a incluir os raios na lista oficial de desastres naturais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar