Os sítios arqueológicos são estudados pelos arqueólogos para que eles consigam compreender um pouco mais a da existência humana através dos vestígios deixados ao longo dos tempos.
Pesquisadores da Universidade do Sul da Bretanha da França encontraram pegadas humanas deixadas há cerca de 90 mil anos no Marrocos. Segundo os arqueólogos, essas marcas de pés estão entre as mais antigas já identificadas em todo o mundo. Um estudo sobre o caso foi publicado no periódico Scientific Reports.
A descoberta aconteceu por acidente em uma praia na localidade de Larache, na costa noroeste marroquina. As análises revelaram duas trilhas contendo um total de 85 pegadas estampadas na praia por um grupo de pelo menos cinco humanos modernos. Entre eles, estavam pessoas de diferentes idades, incluindo crianças, adolescentes e adultos.
Conteúdos relacionados:
- Múmias do Tarim são desenterradas na China
- Rosto de homem medieval é reconstruído e aparência assusta
- Pai, irmão e filho de Alexandre, o Grande, são identificados
Análises feitas com luminescência opticamente estimulada indicaram a idade das pegadas. As marcas datam do Pleistoceno Superior, período também conhecido como a última era glacial. De acordo com os pesquisadores, encontrar pegadas tão antigas é muito raro.
Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
A equipe de pesquisa, liderada por Mouncef Sedrati, sugere que a preservação da trilha ocorreu devido a uma série de fatores, como a localização, a composição dos sedimentos, a posição da praia em relação ao mar, as marés e outros eventos desconhecidos. “O excepcional é a posição da praia sobre uma plataforma rochosa coberta por sedimentos argilosos”, disse Sedrati em entrevista ao Live Science.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar