Um submarino não-tripulado desapareceu misteriosamente durante uma exploração em uma área conhecida como "Geleira do Juízo Final", na Antártida, no último final de semana.
Chamado de Ran e avaliado em R$ 18,8 milhões, o veículo subaquático autônomo (AUV) tem sete metros de comprimento e é um dos únicos no mundo equipado com sensores de alta tecnologia e recursos que lhe permitem permanecer submerso por longos períodos de tempo.
Em 2019, cientistas já haviam enviado Ran, com sucesso, até as profundezas para buscar informações e tirar fotos submersas da "Geleira do Juízo Final". Eles foram, inclusive, os primeiros pesquisadores do mundo a conseguirem concluir a expedição. O feito não se repetiu agora na segunda jornada do veículo, que é programado para retornar à superfície após o tempo de exploração de até 36 horas.
Conteúdos relacionados:
- Navios “fantasmas” navegam nos oceanos sem ninguém a bordo
- Tubarão regenera barbatanas após ser atacado por humanos
- Maior cruzeiro do mundo faz sua 1º viagem inaugural
A especialista em oceanografia e membro da equipe de pesquisa Anna Wahlin disse ao The Sun que achar o submarino nas profundezas é quase impossível: “É um pouco como procurar uma agulha num palheiro, mas sem sequer saber onde está o palheiro. Neste ponto, as baterias de Ran acabaram. Tudo o que sabemos é que algo inesperado aconteceu sob o gelo. Suspeitamos que ele teve problemas e então algo o impediu de sair"
Quer mais notícias internacionais? Acesse nosso canal no WhatsApp
Ran tem capacidade para explorar de 198 a 502 metros de espessura de gelo, o submarino se apresenta como um instrumento fundamental para os cientistas estudarem condições das geleiras e o aumento do nível do mar.
Grandes navios, helicópteros e drones realizam buscas pelo veículo, mas nada foi encontrado até o momento.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar