O peixe-mão-vermelho é uma espécie de peixe do gênero Thymichthys. Tem uma área de distribuição restrita, sendo exclusivo da Austrália e da Tasmânia. Estima-se que, atualmente, existam apenas mil indivíduos vivos no planeta. 

Agora o peixe mais raro do mundo está a um passo mais longe da extinção. Graças a um projeto de conservação, o animal conseguiu gerar 21 filhotes e assim ficar um passo mais longe da extinção. 

Essa crias representam o equivalente a um quarto da população de peixes dessa espécie, ou seja, um sinal de esperança para os biólogos da University of Tasmania, envolvidos no projeto.

Conteúdos relacionados:

Os ovos levaram mais de 50 dias para eclodir, e os cientistas acompanharam de perto todas as etapas para garantir que a população crescesse saudável. Por enquanto, a nova leva de peixes está sendo criada em cativeiro.

Em comunicado divulgado pela universidade, os participantes do projeto, Handfish Conservation Project, revelam que os peixes adultos amadureçam na próxima temporada de reprodução e produzam mais filhotes ao longo deste ano.

Se tudo der certo, o objetivo é soltar os peixes na natureza, mas antes, eles precisam passar por uma espécie de treinamento para sobreviver no habitat.

Quer saber mais notícias do mundo? Acesse nosso canal de Whatsapp

Esse treinamento envolve a introdução de habitats mais complexos e a exposição a outras espécies e condições que eles devem encontrar na natureza quando forem soltos. 

O treinamento também passa por uma atenção especial por causa da onda de calor que tem proporcionado um aumento da temperatura nos oceanos, ameaçando assim a vida marinha.

MAIS ACESSADAS