O astronauta aposentado William Anders, conhecido por ser um dos três primeiros humanos a orbitar a Lua e capturar a foto "Earthrise" durante a missão Apollo 8 da Nasa, faleceu na sexta-feira (7) em um acidente aéreo no estado de Washington. Anders, de 90 anos, pilotava um pequeno avião que caiu na costa da Ilha Jones, parte do arquipélago das Ilhas San Juan, entre Washington e a Ilha de Vancouver, na Colúmbia Britânica.
Conforme relatado pelo The Seattle Times, citando seu filho Greg, Anders era a única pessoa a bordo da aeronave no momento do acidente. A KCPQ-TV, afiliada da Fox em Tacoma, informou que Anders, residente do condado de San Juan, pilotava um monomotor T-34 Mentor antigo da Força Aérea, de sua propriedade. Imagens de vídeo exibidas pela emissora mostraram o avião caindo em um mergulho íngreme antes de se chocar contra a água.
O Gabinete do Xerife do Condado de San Juan ainda não respondeu ao pedido de confirmação do acidente feito pela Reuters.
Conteúdo relacionado:
- Missão espacial da China pousa no lado oculto da Lua
- Coréia do Norte alerta Japão sobre foguete com satélite
- Vídeo: ao sair sem olhar, trabalhador cai de porta de avião
Anders, formado pela Academia Naval dos EUA e piloto da Força Aérea, ingressou na Nasa em 1963 como membro do terceiro grupo de astronautas. Ele participou de uma única missão espacial em 21 de dezembro de 1968, quando a Apollo 8 decolou para a primeira viagem tripulada a deixar a órbita da Terra e viajar até a Lua.
Durante a missão, Anders fez parte da tripulação ao lado do comandante Frank Borman e de James Lovell, que anteriormente havia voado com Borman na Gemini 7 em 1965 e, mais tarde, comandaria a Apollo 13.
Quer mais notícias internacionais? acesse o nosso canal no WhatsApp
A Apollo 8, inicialmente programada para 1969, foi antecipada devido à preocupação de que os russos estivessem avançando em seus próprios planos para uma viagem ao redor da Lua até o final de 1968. A tripulação teve poucos meses para treinar para essa missão histórica e arriscada.
Durante o voo, Anders capturou uma imagem da Terra surgindo no horizonte lunar, uma das fotografias mais conhecidas da história.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar