O Conselho Federal de Medicina (CFM) determina que a doação de gametas (doação de esperma) no Brasil deve ser anônima, ao contrário de outros países como os EUA, por exemplo.
Casais que pretendem ter filhos por meio de técnicas como Inseminação Artificial ou Fertilização In Vitro aqui no país, com sêmen ou óvulos doados, não podem conhecer o doador, assim como o doador jamais saberá quem é o receptor.
Na última segunda-feira (29), o CEO do Telegram, Pavel Durov, disse ter mais de 100 filhos biológicos. Em mensagem publicada em seu canal no aplicativo de mensagens, ele afirmou que planeja tornar seu código de DNA público para que essas crianças e adolescentes “possam se encontrar mais facilmente”.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Venezuela deve divulgar ata das eleições nas próximas horas
- OMS envia para Gaza mais de 1 milhão de vacinas contra pólio
- Nipah vírus: entenda doença que acendeu alerta após morte na Índia
Segundo Durov, há 15 anos um amigo o abordou “com um pedido estranho”: doar esperma. “Ele disse que ele e a esposa não podiam ter filhos por causa de um problema de fertilidade”, declarou. “Eu ri muito antes de perceber que ele estava falando sério”, acrescentou. O CEO do Telegram aceitou o pedido. “O chefe da clínica me disse que ‘material de doador de alta qualidade’ estava em falta e que era meu dever cívico doar mais esperma para ajudar anonimamente mais casais”, completou.
Durov disse ter sido informado que suas doações ajudaram mais de 100 casais em 12 países a terem filhos. “Além disso, muitos anos depois de eu ter parado de ser doador, pelo menos uma clínica de fertilização in vitro ainda tem meu esperma congelado disponível para uso anônimo por famílias que querem ter filhos”, afirmou.
Quer ler mais notícias do Mundo? Acesse nosso canal no Whatsapp
“Agora, planejo tornar meu DNA de código aberto para que meus filhos biológicos possam se encontrar mais facilmente. Claro, há riscos, mas não me arrependo de ter sido doador. A escassez de esperma saudável se tornou um problema cada vez mais sério no mundo todo, e tenho orgulho de ter feito minha parte para ajudar”, declarou.
“Também quero ajudar a desestigmatizar toda a noção de doação de esperma e incentivar mais homens saudáveis a fazê-lo, para que as famílias que lutam para ter filhos possam desfrutar de mais opções”, finalizou Durov.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar