O grupo extremista Hamas anunciou a morte de seu líder político, Ismail Haniyeh, em Teerã, capital do Irã. Segundo informações, ele teria sido alvo de um ataque aéreo nas primeiras horas da quarta-feira, 31 de julho.
Haniyeh residia no Catar e estava no Irã para a cerimônia de posse do novo presidente, Masoud Pezeshkian. O Hamas responsabilizou Israel pelo bombardeio que atingiu uma residência de veteranos de guerra, resultando na morte de Haniyeh e de um segurança, e prometeu retaliar.
Quer ler mais notícias do Mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Até o momento, Israel não se pronunciou sobre a morte de Haniyeh. O país já havia iniciado uma ofensiva na Faixa de Gaza com o intuito de erradicar o Hamas, em resposta ao ataque terrorista que ocorreu em seu território em outubro de 2023. Na terça-feira, um ataque aéreo israelense em Beirute, capital do Líbano, resultou na morte de um comandante do Hezbollah.
O ataque em solo iraniano aumenta o temor de um conflito em maior escala no Oriente Médio. O novo presidente do Irã condenou o ataque e afirmou que o país vai defender “sua integridade territorial, sua honra, orgulho e dignidade”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar