A Alphabet, dona da Google, violou a lei antitruste dos Estados Unidos para dominar o segmento de buscas e publicidade nos resultados das pesquisas. Foi isso que decidiu o juiz Amit Mehta, do Distrito de Columbia, nesta segunda-feira (6).
Com a decisão, a empresa poderá mudar seu formato de operação ou até mesmo como é vendida. Tudo, é claro, vai depender da decisão do juiz.
O Google é um monopolista e agiu como tal para manter seu monopólio”, disse Mehta, em sua decisão.
Conteúdo relacionado:
- Gaming no Brasil: setor de jogos online ganha popularidade no país
- Governo define regras para jogos e apostas na internet
A empresa foi acusada em 2020 de gastar dezena de bilhões de dólares em contratos exclusivos para se manter dominante como provedor de busca padrão em smartphones e navegadores da internet.
Quer mais notícias internacionais? acesse o nosso canal non WhatsApp
A ação foi aberta pelo departamento de justiça dos EUA, visto que a prática da Alphabet seria uma barreira para concorrentes, como o Bing e o DuckDuckGo da Microsoft.
Competição desleal na inteligência artificial
O processo contra o Google aponta que o monopólio da empresa no setor de buscas pode lhe proporcionar uma posição dominante em inteligência artificial. A grande quantidade de dados de pesquisa obtida através de seus acordos padrão pode permitir ao Google treinar seus modelos de inteligência artificial de forma mais eficaz do que qualquer outra empresa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar