A Escala Richter é uma escala que mede a magnitude de abalos sísmicos, os conhecidos terremotos. Segundo a escala, os sismos podem ser classificados como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).
Um terremoto de magnitude 5,4 atingiu o mar da costa de Setúbal, em Portugal, a dez quilômetros de profundidade, nesta segunda-feira (26), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Norte registra maior tremor de terra da história do Brasil
- Vulcão entra em erupção e gera terremoto na Islândia
Não há registro de vítimas ou danos graves. No entanto, a Proteção Civil recebeu um grande número de chamadas, de Alentejo até Coimbra, depois do tremor, sentido às 5h11 (horário local).
O terremoto foi sentido em várias partes do país, inclusive Lisboa e Porto. A maioria das chamadas para a Proteção Civil foi de pessoas que perguntaram o que havia acontecido e o que deveriam fazer.
"Apelamos à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil", disse o governo português.
Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Em nota, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa informou que acompanha a situação e reforçou que o terremoto não deixou feridos ou grandes estragos materiais.
Às 10h (no horário local), Rebelo vai se reunir, em Belém, com o primeiro-ministro em exercício, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.
"Acordei às 5h11 com o terremoto aqui em Portugal. O prédio balançou e sacudiu. Estou aqui de prontidão", relatou o dramaturgo brasileiro Aguinaldo Silva.
A atriz Luana Piovani, que mora em Cascais, também sentiu o tremor. "É uma sensação bem maluca. Você sente que alguma coisa está acontecendo, mas leva um tempo para entender que é a terra que está tremendo", disse.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar