plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONTEÚDO PREJUDICIAL

TikTok é processado nos EUA por viciar crianças

A plataforma de vídeos TikTok está sendo processada por 14 estados dos EUA por conteúdo prejudicial e viciante à crianças. Entenda!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia TikTok é processado nos EUA por viciar crianças camera Segundo os estados, o TikTok é responsável por criar conteúdos viciantes à crianças e jovens. | Foto: Divulgação/Freepik

A plataforma de vídeos curtos TikTok foi criada em 2024. Inicialmente com o nome de 'Musical.ly', o aplicativo foi desenvolvido inicialmente para que as pessoas postassem vídeos dublando músicas. Posteriormente foi aprimorado e tornou-se viral, sendo mundialmente utilizado, com diferentes nichos de assuntos na plataforma e fazendo sucesso entre influencers, os chamados 'tiktokers'.

Nesta terça-feira (08), a rede social foi processada por 14 estados dos Estados Unidos por prejudicar e não proteger jovens e crianças. As ações foram movidas separadamente, o que aumentam ainda mais a disputa legal que há entre a empresa chinesa e os reguladores, que querem aplicar penalidades financeiras contra a companhia.

Na ação, os estados alegam que o TikTok usa conteúdo viciante de forma intencional, o que faz com que crianças e jovens permaneçam na plataforma por muito mais tempo e com maior frequência.

Além do conteúdo viciante, os estados também acusam o TikTok de expor por muito tempo os usuários a anúncios.

“Os jovens estão enfrentando problemas de saúde mental por causa de plataformas de mídia social viciantes como o TikTok”, disse a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, para a agência de notícias Reuters.

A plataforma rebateu as críticas de que não protege as crianças. "Na verdade, oferecemos salvaguardas robustas para adolescentes e pais.", disse.

Crianças viciadas em telas

O procurador-geral de Washington DC, Brian Schwalb, alegou também que o TikTok opera um negócio de transmissão de dinheiro não licenciado, utilizando recursos de transmissão ao vivo e moeda virtual.

Schwalb ainda afirmou à agência de notícias Reuters que a plataforma "é perigosa por design, sendo um produto intencionalmente viciante, projetado para deixar os jovens viciados em suas telas."

No processo do estado de Washington, a acusação inclui a facilitação da exploração sexual de usuários menores de idade, argumentando que a transmissão ao vivo e a moeda virtual do TikTok "operam como um clube de striptease virtual sem restrições de idade".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias